quarta-feira, junho 06, 2007

Sapatos rotos...


Diz que a Marisa Monte canta bem… Bom, do concerto de ontem, três coisas percebi:

a) a tipa anda a aprender a falar inglês;
b) não é cativante em palco;
c) não sabe onde fica ou qual a história de Macau (ou foi mal aconselhada).

É um facto que em Macau, não raras vezes, nos vemos obrigados a digerir sofregamente o que nos aparece, por falta de variedade cultural.

No entanto, com todo o respeito por quem aprecia a moça, digo o mesmo que Simplício Costa (António Silva) disse no inesquecível “Costa do Castelo” (a propósito dos seus sapatos rotos): “Para pouca saúde, mais vale nenhuma!”

Ou seja, para vir cá disto, mais vale não vir nada!

Em suma, não gostei!

Dir-me-ão que falou no seu inglês pouco mais que sofrível, porque a plateia era heterógenea! Responderei, 90% eram portugueses (ou falam português)!

Dir-me-ão que agradeceu (só) aos brasileiros a presenca no concerto, porque ela própria é brasileira! A isto nem respondo...

Dir-me-ão que até nem canta mal! Sim, é um facto que conheço pior... Mas a sua presença foi fria, distante e raras vezes cativou a audiência.

Fiquei indignado com o desdém que dispensou aos portugueses (no fundo, os verdadeiramente responsáveis e o público alvo da sua vinda aqui) e fiquei perplexo com a atitude de complacência que recebeu em troca...

Perdoem-me a sinceridade, mas não aprecio o desvario e reverência fácil do tuga por tudo o que é estrangeiro! Mas ainda aprecio menos a aceitacão do despautério, da desfacatez e da desconsideração!... Ontem, infelizmente, foi o que tive oportunidade de vislumbrar...

P.S.: Marisa, se algum dia visitares a pérola do índico com o teu inglês carregado de "british accent" e se ouvires um audível "futseka!", não penses que te estão a elogiar...

52 Comentários:

Às 2:55 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Dá-le vici!

 
Às 3:04 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E qur tal estava a pizza, depois do show?
Zé Cabra

 
Às 3:11 da tarde , Blogger VICI disse...

Zé Cabra, não comi pizza. Mas agradeço a preocupação com a minha alimentação...

 
Às 3:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo com o post. Também lá estive e também fiquei indignado. Abraço.

 
Às 3:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu só quero o seu melhor. Agora, o xô mota é que não gostou de o saber a comer no "andar de cima", na concorrência.
Zé Cabra

 
Às 3:35 da tarde , Blogger VICI disse...

Na sexta vou lá jantar... para o compensar. ;)

 
Às 3:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Que raio é futseka?

 
Às 3:38 da tarde , Blogger VICI disse...

Futseka significa "Desaparece", "Vai-te embora", "Pira-te"...

 
Às 3:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O som estava medonho!!!
BM

 
Às 3:55 da tarde , Blogger VICI disse...

Cara BM, é verdade que nem o som se aproveitava...

 
Às 3:57 da tarde , Blogger VICI disse...

A determinada altura do concerto, lembrei-me de uma história passada em Coimbra, entre o NB e o Gama, durante um concerto do Jorge Palma...

Após terminar o concerto e depois de voltar mais 2 vezes ao palco, o público voltou a insistir para que Jorge Palma cantasse mais uma música... O Gama disse ao NB: "Eh pá, vamos embora antes que ele volte..." ;)

 
Às 4:20 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu quero so deixar aqui, tipo, um abraco a todos os meusss irrmaosss bra'sileiross!!
Ass. k

 
Às 4:31 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vici
por essas e por outras é que acho que quem vai ver os concertos não merece que uma parola como a marisa monte ou outras do género venham cá.
merecemos melhor vici!

 
Às 5:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Também estive no concerto e simplesmente dei por mal empregue o dinheiro..Até gostava da rapariga...mas decepcionou-me tremendamente (e até tinha boas referencias de quem viu um concerto em Portugal) será que os concertos dela são em função do local?? De qualquer maneira sendo assim é pouco profissional.Abraço

 
Às 6:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cá para mim a tipa é asmática...

 
Às 6:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

quem estava por perto, ouviu num hotel de macau, a parola a dizer, ainda bem que isto já acabou... aqueles patetas ainda bateram palmas com o frio que estava?
foi riscada dos meus gostos musicais.
p... que à pariu!

 
Às 6:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Chamar-lhe saloia é pouco! Era largá-la no meio da China!

 
Às 7:16 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Xor Mota,
Rock Santa Cruz?
Zé Firmino

 
Às 7:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pelos vistos a máquina fotografica nem fazia falta...seria até um desperdicio..

 
Às 7:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Santa Cruz só conheço a do Recife e aquelá bela praia ao pé de Torres Vedras.
Será disso que está a falar?
Rock, só o sinfónico.
Cumprimentos
Silva, "Há 31 anos e meio na Faina"

 
Às 7:31 da tarde , Blogger VICI disse...

Devo dizer que por acaso até levei a máquina fotográfica, mas as fotos que tirei estão muito más. Seja como for, se fosse agora, nem eu nem a máquina lá tinhamos estado...

 
Às 8:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Em termos gerais o post do autor deste blog é completamente descabido.


Os artistas, regra geral, dão o seu melhor em palco e se o concerto de ontem não correu da forma esperada pelos espectadores, não se deverá dizer que os artistas nem deviam ter cá vindo. Não foi o melhor concerto que já vi até hoje, mas confesso que gostei e acima de tudo apreciei o evento cultural.

O facto de a cantora ter feito a apresentação em inglês permitiu a toda a plateia conhecer mais um pouco o grupo que actuou e aplaudir as pequenas intervenções feitas. Admito que a maioria da audiência do espectáculo de ontem tivesse o português como língua materna, no entanto, a verdade é que se encontravam na plateia chineses, australianos, entre outros, que certamente não dominam o nosso idioma e que devido à sensatez da cantora conseguiram ter um elo de ligação mais próximo com o grupo brasileiro. Penso que qualquer um de nós apreciaria se um artista chinês viesse actuar a Macau e fizesse a sua apresentação numa língua mundialmente falada, como é o inglês.

A Marisa Monte terminou com o concerto de ontem uma digressão pela Ásia e que contou com espectáculos em Sdyney, Tóquio e Seoul e como tal de, ao contrário do referido no post em análise, não foram os portugueses os responsáveis pela sua vinda ao Oriente. A decisão de actuar em Macau terá tido por base a influência portuguesa na Região, no entanto, não significa que a cantora se devesse comportar como se estivesse a actuar em Portugal.

Não concordo com a frase: “desvario e reverência fácil do tuga por tudo o que é estrangeiro” e muito menos com “aceitacão do despautério, da desfacatez e da desconsideração”. Certamente não foi o que ontem se passou e considero aliás que as palavras acima transcritas são de muito pouca “polidez”.

E por fim, resta-me dizer que o autor deste post não soube apreciar uma das suas prendas de anos, referindo que se fosse agora não tinha lá estado … foi dinheiro mal empregue daqueles que acharam que uma noite diferente na RAEM pudesse ser apreciada devidamente.


Não obstante o conteúdo crítico do texto acima reproduzido, espero que o autor deste blog esteja contente com a minha primeira intervenção neste espaço.

Um beijinho,
MGC

 
Às 8:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cada um tem direito á sua opinião..não tendo que defender o autor do blog (como pode ver) a opinião é quase total (de várias pessoas) que assistiram ao concerto.. Será que de entre esses todos (acha que a razão certa é a sua???)...

 
Às 10:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cara MGC penso que o Xo Vici só a desculpa (por causa do Beijinho)...

 
Às 3:25 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Só mais uma colherada:

Não tendo estado no concerto, parece-me que a MGC tem razão. A moça podia ter sido mais simpática? Se calhar, podia. Mas acho que num concerto, mais do que os beijos para a plateia ou coisas do género "olá Macau, vocês são o público mais maravilhoso de toda esta digressão", são as canções qie contam. Não fiquei enternecido quando Bob Dylan veio ao Coliseu do Porto e não abriu a boca senão para cantar as suas canções, mas também não fiquei chateado com o homem...

Mas parece que o concerto sempre teve uma utilidade, a de perceber que a Marisa Monte está a evoluir: antes ainda cantava meio em português, meio em inglês - tipo "amor, I love you" - e agora já só fala em inglês!

Quanto à história do nosso querido Gama, foi mesmo assim como o Vici contou: nos encores, toda a gente pedia por mais, menos o Gama, que dizia" vamos embora, antes que ele volte" :)

Aquele abraço,
NB

 
Às 9:46 da manhã , Blogger VICI disse...

Ora sê bem-vinda, cara MGC! Estou realmente muito contente pela tua primeira intervenção por aqui... ;)

Esperando ser suficientemente polido (desta vez) para te agradar, cá vai a minha resposta ao teu comentário:

Deixa-me que te diga que não submeti este blogue ou este post à consideração de nenhuma alta autoridade para a comunicação social. Todo ele é opinativo e, como diz o povo, cada cabeça sua sentença... Isto, para dizer que se é descabido ou não, cabe a cada um julgar por si...

Folgo muito que tenhas gostado do concerto! Olha, eu não e penso que o deixei bem expresso! São opiniões...

E, minha cara, se um artista Chinês viesse actuar a Macau (como acontece bastas vezes), em nada me ofenderia se falasse em Chinês. Aliás, se a Marisa Monte tivesse falado em Chinês, garanto-te que nada lhe apontaria... ;)

“A Marisa Monte terminou com o concerto de ontem uma digressão pela Ásia e que contou com espectáculos em Sdyney, Tóquio e Seoul e como tal de, ao contrário do referido no post em análise (...)”

Deixa-me começar pelo fim... O post não está em análise! Como disse no início, não pretendo submetê-lo a supremas considerações... É tão-só a minha opinião! Assim, no post que-não-está-sob-análise, refiro-me à vinda a Macau e nada digo sobre “digressão à Ásia”. Assim, pouco resta dizer, pois, como muito bem reconheces, “A decisão de actuar em Macau terá tido por base a influência portuguesa na Região (...)”

E, já agora, quem te disse que eu desejava que ela se comportasse como quem está em Portugal? Por mim podia comportar-se como quem está no Brasil ou Moçambique (ou Macau, não sei se me faço entender...)

Quanto à polidez das minhas palavras... Polidas são elas! Cortei a frase a que te referes por três vezes, precisamente para agradar às consciências mais temperantes... Se ante a inconcebível atitude (a meu ver) da cantora, tu reagiste com gáudio e palmas, sente-te bem com isso, mas não me obrigues a gostar! Para mim, a cantora deveria ter sido pateada e apupada! São opiniões...

[A questão da prenda (até porque não é para aqui chamada) é melhor depois falar contigo, porque se fosse responder aqui eras capaz de ficar chateada e eu não quero isso...]

Um beijinho,

VC

 
Às 10:01 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro NB,

Não gostei do som e não gostei da forma como foram interpretadas as músicas... Em suma, não gostei do "favor" que a senhora nos fez...

Abraço!

 
Às 10:21 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Penso que a MM fez bem em ter falado inglês. Afinal Macau não é portugal e havia imensa gente que não falava português e que tinha interesse em perceber o que dizia...

Obviamente que podia ter saltado com um simpático "qui povo legauuuuuu os portuguese do macauuuuu", seguido de um "Lei Hou Mah Ou Mun"... Mas isso tem a ver com o à vontade do artista.

O som e a falta de presença no palco foram uma constante.

 
Às 10:22 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

A má qualidade do som, leia-se!

 
Às 10:39 da manhã , Blogger VICI disse...

Posso aceitar que a MM tenha falado em inglês, mas convenhamos que soube expressar-se em bom português para agradecer a presença dos "irmãos brasileiros"...

 
Às 11:31 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

O Ingles nao me choca. Hoje em dia, lingua universal que e', acaba por ser uma muleta para que os artistas, fora do seu pais, comuniquem com o publico (claro que sabe bem ver o Eddie Vedder sacar de um papel e passar 80 % do concerto no Atlantico a falar em portugues). Ser seguido de portugues, estando ela num lugar com tanta gente a falar esta lingua, tambem me pareceu logico. O que me custou realmente foi o agradecimento aos "irmaos brasileiros" ja que este pareceu-me so se ter realizado devido ao enorme feedback que entretanto tinha recebido durante todo o espectaculo da plateia. E aqui e' que eu nao compreendo a falta de informacao que a senhora revelou, ja que este feedback em 80% foi devido aos portugueses. Se eu for tocar a Conchinchina, e estiver la no meio de 1000 pessoas um tuga, mas do qual eu nao tenho qualquer feedback (1 em 1000 tb e dificil, so se o gajo levar um megafone), nao vou agradecer aos meus irmaos portugueses. Mas de qualquer maneira a comunicacao com o publico pareceu-me ma', forcada. Ali no meio termo que nao agrada ninguem. Ja vi concertos sem qualquer tipo de interaccao com o publico, que por acaso foram os melhores da minha vida. A musica pela musica. So'. Ou outros em que a grande interaccao deu algo mais e em que a sua existencia fazia todo o sentido. Quanto a qualidade do som, este nao era realmente nada de especial. Foi o meu primeiro concerto no centro cultural, logo nao sei de quem tera sido a responsabilidade. Existem espacos em que o trabalho do tecnico de som e' realmente um inferno e outros, como por exemplo o coliseu de lisboa, em que o
tecnico, se for minimamente competente e experiente, trabalha no paraiso.
Proximos concertos me dirao.

Ass. k

 
Às 11:34 da manhã , Blogger VICI disse...

Obrigado pelo teu comentário, K! Concordo!

 
Às 11:40 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Futseka, mamparra!

Um abraço de Mz! ;)

 
Às 11:48 da manhã , Blogger VICI disse...

Mz?! A esta hora?! Quer parecer-me quem sei quem és... ;)

Abraço!

 
Às 11:49 da manhã , Blogger VICI disse...

Já agora, para mostrar que não sou só eu quem tem esta opinião, aconselho-vos a visitar o blogue da minha dilecta amiga BM, em http://salvem-as-bolhas.blogspot.com/

 
Às 12:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não posso deixar de assinalar – tendo em conta o comentário "K., 10:31 AM" – que o Eddie Vedder é uma referência, quer em palco, quer em termos de respeito pelo público e pelos fãs, além de ser muito difícil a qualquer outro artista conseguir igualá-lo (muito menos superá-lo) na facilidade e naturalidade com que cativa o público, já para não falar na simplicidade e humildade com que se relaciona com o mais comum dos mortais. Por isso merece todo o meu respeito e nem por isso deixa de ser excelente ao vivo – o melhor, na minha opinião.

Existe a ideia preconcebida de que todos os brasileiros são calorosos (alguns são). Despertou-nos para a realidade a frieza e distância de Sua Alteza Real Marisa No Monte com os súbditos aos pés (aqui concordo plenamente com o Vici e mais não digo para não continuar a discorrer sobre a sua inegável ignorância e acintoso desrespeito pelos portugueses)…

No campo oposto temos o Eddie, que é americano. Os americanos estão sobejamente catalogados de arrogantes (e muitos são). Isto lembra-me como é errado julgar o todo pelo uno.

Pela minha parte, obviamente não exijo nem espero que outros artistas se comportem como o Eddie (cada um é como é), mas não prescindo de que cumpram o mínimo: respeito pelo público.

F

 
Às 1:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grande comentário o deste F!!!!

 
Às 3:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 6:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Alguém é capaz de me dizer quem é a Marisa Montes? É a fadista?

Paul

 
Às 6:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Maria Montes é prima do Maurício António Monta Nelas, conhecido guitarrista da Severa, ali ao Bairro Alto.
Cumprimentos
Manuel João dos Irmãos Catita

PS - Bom sítio da internet, caro Vica

 
Às 6:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 7:10 da tarde , Blogger VICI disse...

Nunca este blogue me cansou tanto como hoje! Vá lá saber-se porquê...

 
Às 7:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Olha, não gostou da música...
Aqui vai outra:
Era drogado, Andava sempre pedrado Maltratava a minha mãe.
Pobre velhinha, Enrugada, mirradinha Que só queria o meu bem.
Bati no fundo, Fui até ao fim do mundo Não chegava a ser um cão.
Trabalho nada, Vendi minha namorada Meu ofício era ladrão.

Drogado... Cuidado
Drogado... Cuidado

Um dia feio, Ia eu pelo passeio Encontrei uma criança
Olhou para mim E depois disse-me assim: Não percas a tua esperança.
Sei quem tu és: Vê as chagas nos meus pés Vê a ferida no meu peito.
Morri na cruz; O meu nome é Jesus De meu Pai filho perfeito.

Drogado... Cuidado

Deu-me um beijinho e sorriu devagarinho E eu fiquei a soluçar.
Disse para mim: "Isto tem que ter um fim!" Minha vida vai mudar.
Sofri horrores, tive frios e tive dores Mas venci o enimigo
Porque sabia que o filho de Maria Estaria sempre comigo.

Drogado... Cuidado
Drogado... Cuidado

 
Às 8:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vici, demonstrou classe na sua resposta das 8.46 AM. Gostei.

 
Às 4:02 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

cheguei ao seu blog..por outro que visitava--e deixe-me que lhe diga que o aprecio (bem como aos seu artigos.,) pelo seu sentido de humor, de oportunidade,e de be escrever..Os meus parabéns..Teresa

 
Às 11:03 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Obrigado, Teresa, pelo seu elogio.
Fico a aguardar contacto para o ##########.
O seu
Raimundo

 
Às 11:49 da manhã , Blogger VICI disse...

Cara Teresa,

Muito obrigado pelo seu elogio! Foi com grande satisfação que li o seu comentário.

Espero que continue a "passar os olhos" por aqui e vá comentando sempre que possa.

 
Às 11:57 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Vici, um cavalheiro, sempre pronto para cortejar as donzelas.
Muito bem,Vici.
Leitor atento

 
Às 12:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Leitor atento, ontem vi o vici (não digo onde) e parece-me que já anda a cortejar alguém...

 
Às 12:10 da tarde , Blogger VICI disse...

Ao último anónimo:

Se me viu e sabe quem realmente sou, pode perfeitamente dizer onde estive (ainda que não me pareça relevante)!

E, caso não tenha percebido, se quisesse falar da minha vida pessoal, não seria certamente no blogue (e deve estar a precisar de óculos, porque não me viu a cortejar ninguém. De certeza!)

[Começa a ser muito chato andar com explicações. De futuro, vou apagar este tipo de comentários!]

 
Às 5:20 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Como diz o outro: o futuro a Deus pertence, caro Vici.
Eu, leitor atento, apenas acho que o Vici tem queda para as garotas e faz muito bem.
O anónimo anterior está a tentar tirar nabos da púcara, mas do que conheço do Vici, ele não se descose.
Anda para aí muito invejoso, caro Vici, do seu sucesso no público feminino.
O seu Leitor Atento

 
Às 6:54 da tarde , Blogger VICI disse...

Leitor atento,

Dispenso a ironia...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial