terça-feira, agosto 21, 2007

Milho Rei

“O objectivo é restabelecer a ordem ecológica, moral e democrática que tem sido constantemente deteriorada pelas políticas de União Europeia e pelo governo português», lê-se num comunicado enviado à Lusa, referindo que se trata de uma «acção de desobediência civil contra o primeiro campo transgénico do Algarve”

Estou longe de perceber de Agricultura tanto quanto pretendia...vestígios da vivência citadina que lentamente se foi apoderando de mim. O mais próximo que estive da profissão de Agricultor foram as inúmeras vindimas realizadas e as várias centenas de cestos de uvas carregados encosta acima...
Não obstante, acho que o que distingue a agricultura biológica (cada vez mais defendida pelo senhores supra citados) e a agriculra transgénica terá a ver com os métodos de combate das "pragas" agrícolas que anualmente afectam as determinadas culturas.
Ou seja, na “agricultura biológica” usam uma bactéria que irá produzir (ela própria) um pesticida que ira erradicar o insecto que destrói o milho. Na “Agricultura Transgénica” um determinado gene é incorporado no milho e passa a ser a planta (por si só) a fabricar o pesticida que combaterá as “pragas” do milho.

Perante isto fico a pensar, será que sou eu que estou perto da senilidade ou um grupo de pseudo-intelectuais de esquerda do meu país, do alto da sua sabedoria e autoridade moral, decidiu entrar num campo de milho (propriedade de Alguém) e destruí-lo com o objectivo de “restabelecer a ordem ecológica, moral e democrática que tem sido constantemente deteriorada pelas políticas de União Europeia e pelo governo português”.
Ora bem, tiveram sorte de não o fazerem em Trás-os-Montes para os lados da Terra Quente (local que eu bem conheço). Por esta altura era capaz de ser notícia de Jornal que “um grupo de ecologistas denominado “Verde Eufémia” (até pelo nome dá vontade de os gozar), tinha sido corrido a tiro de calibre 12 ao tentar invadir a PROPRIEDADE PRIVADA (conceito desconhecido para os amantes de certa ideologia política....) de um Agricultor da Freguesia de S. Salvador sita no Concelho de Mirandela...” (É que a época da caça já começou e os "compadres" costumam ter o “canhangulo” preparado.
Abraço

7 Comentários:

Às 3:02 da tarde , Blogger VICI disse...

Concordo plenamente, xô Ma Si Ka!

 
Às 9:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ma ki Sa

Isto é "ecoterrorismo soft" - para salvar o trangénico, invade-se e destrói-se a propriedade alheia.

Enfim, se estamos a criar monstros políticos, estamos de parabéns!!

MzN

 
Às 10:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ma Si Ka

Dizem os ministros de Sócrates que isto são revanches políticas de esquerda, sendo as entrevistas dadas confirmativas...
Isto é tudo o que existe de negativo nas mentalidades do povo português, pós 25 de abril.

Será que também foi instalada na doutrina dos 50 anos de da doutrina de Salazar?
Acho que não.
No tempo da ditadura, retrógada e beata,(?), a agricultura era respeitada, apesar da dureza da foice, que os pobres acreditavam ser a sua subsistencia.

Atitudes e acontecimentos destes, com lugar à iniciativa própria, ou de um grupo colectivo(politico ou não),onde os direitos dos cidadãos são esquecidos/ignorados, são os frutos de uma democracia instalada.

 
Às 4:29 da manhã , Blogger Debaixo do Bulcão disse...

Se os jovens "militantes ecologistas" queriam chamar a atenção para a "causa", conseguiram-no, sem dúvida!
Mas julgo que eles sabem muito bem que cometeram uma acção punível por lei.
Portanto, estão preparados para anfrentar as consequências, não é?
(Ou será que Vêm agora para a internet queixarse de perseguição? Era só o que faltava!)

Saudações!

António Vitorino

 
Às 10:02 da manhã , Blogger VICI disse...

ma si ka,

Olha que o auto-elogio não te fica bem... ;)

Abraço!

 
Às 10:39 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

Caro Vici

(agora eu, mesmo)

Como poderás imaginar, não terei sido eu a auto elogiar-me...acontece há passwords que permanecem nos computadores o que faz com que fiquem acessiveis a outras pessoas.

Sabes do que estou a falar...

Abraço

 
Às 12:17 da tarde , Blogger VICI disse...

Por acaso não sei... Mas, sendo assim, vejo que está reposta a normalidade.

Abraço!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial