segunda-feira, outubro 29, 2007

Será verdade?


O cão que pode ou não ter morrido de fome numa galeria de arte.

Provocação? Sem dúvida. Mas até onde é que Guillermo Vargas levou essa provocação? O mundo está indignado com a morte de um cão vadio. Manágua, Nicarágua, Agosto de 2007.

Num canto da galeria de arte Códice, numa mostra intitulada Exposição Nº 1 do artista costa-riquenho Guillermo Habacuc Vargas, há um cão da rua, esquelético, amarrado à parede por uma corda. Noutra parede, escrita com biscoitos para cão, a frase: "És o que lês." Ouve-se em música de fundo uma gravação do hino sandinista ao contrário. O cheiro é a marijuana e crack, drogas que estão a ser queimadas num incensário. Por causa desta instalação, Vargas tornou-se, nos últimos dias, alvo de uma autêntica vaga de ódio na Web. Aquilo de que o artista é acusado é de ter deixado morrer o cão à fome durante aquele evento. Um abaixo-assinado, que partiu de uma sugestão de várias associações de protecção dos animais, circula na Internet, apelando, como retaliação, ao boicote da participação de Vargas na Bienal Centroamericana de Arte, a realizar nas Honduras em 2008 (Vargas foi um dos seis artistas escolhidos para representar a Costa Rica na bienal). Ontem, ao fim da tarde, o abaixo-assinado já tinha recolhido mais de 70 mil assinaturas e a lista continuava a crescer a bom ritmo. Segundo o diário costa-riquenho La Nación de 4 de Outubro, o objectivo de Vargas era mostrar, nas suas palavras, a "hipocrisia" das pessoas: "Um animal transforma-se no centro das atenções, quando o coloco num lugar branco onde as pessoas vão para ver arte, mas não quando anda pelas ruas esfomeado." O cão, que tinha sido capturado por Vargas num bairro pobre de Manágua, morreu um dia depois da inauguração da mostra, diz o jornal. Vargas recusa-se porém a revelar se, na realidade, o cão morreu ou não, se foi alimentado ou não. E contra-ataca: "Ninguém chegou a libertar o cão, nem o alimentou ou chamou a polícia. Ninguém fez nada." Juanita Bermúdez, a directora da galeria, citada pelo diário nicaraguense La Prensa de 5 de Outubro, garante que nunca permitiria que se maltratasse o animal, e diz que o cão comeu por várias vezes e que não morreu: fugiu do local durante a madrugada. De facto, ninguém parece ter visto o animal a morrer mesmo. E o site
Snopes.com, que reúne registos de mitos urbanos, refere que o estatuto do incidente se mantém "indeterminado". O que é fácil de confirmar são os insultos e as ameaças de morte dirigidas contra Vargas. O que é feito da presunção de inocência?


(In Jornal Público - 24/25 de Outubro - edição electrónica)

22 Comentários:

Às 7:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A ser verdade é chocante!!e uma forma estranha de chamar a atenção deixando um pobre animal nessa situação!!!

 
Às 7:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Provocação??? Para mim de mau gosto!!!Abraço

 
Às 7:56 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vargas conseguiu o que queria, é famoso!!!
Quanto ao cão espero que steja de óptima saúde, caso contrário é desumano e lastimavel...
Bjs BM

 
Às 7:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas é verdade que mostrou a hipocrisia dos Homens.

 
Às 12:42 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Apesar de ter uma certa razão..não era motivo para ser mais um a maltratar os animais!!!

 
Às 10:23 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Um cão subnutrido, esquelético, que ninguém viu ser alimentado... foge de uma galeria de arte (talvez a porta principal estivesse aberta!melhor!talvez tivesse daquelas portinhas pequeninas para o cão ir a rua)durante a madrugada (não podia ter escolhido melhor altura, o esperto do cão)... aliás, pela foto conseguimos ver a luta que o cão trava com a corda, a sua tentativa de fuga...Cá para mim, até pode não ter morrido, mas isso não torna, em absoluto, o Senhor Vargas inocente.

 
Às 10:48 da manhã , Blogger Claudio Caniggia disse...

Indecente foi obrigarem o cão a ficar numa galeria de arte.

 
Às 6:06 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô Claudio, não seja mauzinho... ;)

 
Às 6:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Esse Vargas é um anormal!!!!!

 
Às 7:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao ser questionado por que não usou outro meio de exposição, o artista contesta: “O cão está mais vivo do que nunca, pois continua dando o que falar”.

Dúvidas?

 
Às 7:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O que sei é que dizem muito mal do artista, mas ele tem razao quando diz que a hipocrisia das pessoas (inclusivamente aqui nos comments) deixa-as chocadas com o cao na exposiçao, mas nunca ninguem move uma palha para ajudar os animais que andam na rua.

 
Às 7:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

são os animais que andam na rua a vaguear, são os cadáveres que aparecem nas ruas, são os milhões de pessoas que morrem de fome todos os dias, é a guerra desumana que nós homens sempre procuramos criar. Eu pergunto aos Vargodefensores: Se ele expusesse uma criança da somália e afins e em vez de biscoitos de cão usasse pão??? Qual seria a diferença??

 
Às 8:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Talvez isto venha explicar o inexplicável:
"O cão foi perseguido e capturado num bairro da cidade de Manágua. Cinco crianças que ajudaram na captura receberam dinheiro do artista.

Algumas pessoas pediram a libertação do animal, mas o artista recusou-se a fazer. Ninguém alimentou ou deu água ao cachorro que morreu durante a
exposição.

Habauc disse que sua intenção foi homenagear Natividad Canda, um nicaragüense morto após ser atacado por dois cães rottweiller."

Lógica:
Eu, A, faço a B, o que C fez a D, porque acho mal...

Lindo mundo este em que vivo...!

 
Às 8:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Também é verdade que ninguem ajudas os animais de rua..mas esses ainda se podem defender (procurar comida e àgua)..Também é verdade que choca tudo quanto é miséria humana (nomeadamente sobre crianças) (velhos) mas também nada justifica o sofrimento provocado ao pobre animal!!

 
Às 8:23 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo das 6.54..Aqui o assunto é o que esse Sr. fez ao animal..Tem razão no que diz...só que não é sobre essa miséria (que estamos a falar)..Claro que se expusesse uma criança (fosse de onde fosse) não tinha comparação..mas não vamos aplaudir e sim repudiar (mesmo sendo um animal)sente dor, sede,fome sofrimento!!!

 
Às 8:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo das 7.23
É precisamente isso que pretendi demonstrar... Porque tão depressa se ataca a velha hipocrisia dos homens como se esquece que nós também somos animais... E não é por se ter usado um cão que deveremos aceitar algo que DE TODO não aceitaríamos num ser humano.O "artista" não tem razão nenhuma... porque os meios aniquilaram-na totalmente.
Anónimo das 6.54

 
Às 8:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo anterior...percebi perfeitamente o seu comentário..e estou de acordo com ele...

 
Às 9:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Claudio Caniggia..não o fazia tão desumano?! Ou está a brincar??Galerias de arte fazem parte da cultura..o resto é crueldade!!!

 
Às 4:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

e viva o Vargas....

conseguiu o que pretendia....

pôr omundo global a questionar-se sobre o inquestionável...

isto também é arte, na forma dialogada e virtual...

EM GRANDE VARGAS

 
Às 9:53 da manhã , Blogger VICI disse...

Obrigado pelos vossos comentários.

De facto, Vargas conseguiu o que queria: passou a ser notícia! Mas teremos todos de convir que os fins não justificam os meios...

Abreijos!

 
Às 8:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo das 3.36 (vá ao médico)..

 
Às 8:14 da tarde , Blogger Belinha Fernandes disse...

Enfim vejo a foto do cão sobre que tenho lido e ouvido falar.Os comentários também li.Pessoalmente adoro arte,incluindo contemporânea, que às vezes pode ser bem estranha, fútil, louca, etc,etc.Todavia isto de colocar o cão faminto numa galeria não tem qualquer arte,nem aret da belez, nem arte da provocação, nem arte da surpresa... e tanto faz que o cão esteja vivo ou morto.Se eu chegasse a uma galeria e visse uma coisa destas não sei o que faria.Acho que ainda ia presa pois o mais certo era eu mesma libertar o cão e levá-lo para casa para tratar dele!Ehehehe!!!Eu nunca tive um cão mas a minha irmã comprou um shar pei há 2 anos e desde então tenho lido sobre cães e sobretudo tenho tido a possibilidade de perceber o quanto são merecedores do nosso carinho e respeito,(tal como outros animais).Por isso não importa o que é que o levou a fazer isso, é errado fazê-lo.Infelizmente fazer espectáculo da desgraça, da miséria, da incultura, da pobreza de espírito, resulta,faz público, quer com animais quer com humanos...e ele sabia disso.A culpa é nossa, a culpa é dos espectadores que lhe mostram o caminho, todos os dias, quando são publicados níveis de audiência...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial