quinta-feira, janeiro 31, 2008

sg kerviel


SG faz parte do nosso imaginário.
SG gigante, ventil, lights, filtro...
para quem não sabe, a sigla S.G. corresponde ao diminutivo da Sociedade Geral de Indústria Comércio e Transportes que fazia parte do grupo CUF.
nos dias que correm está na boca do mundo a mesma sigla SG, mas agora para designar société générale, um dos maiores bancos da frança (sempre gostei da contracção da preposição "de" com o artigo definido feminino singular "a" antes do nome do país do asterix) do presidente nicholas bruni.
tudo por causa do homem da fotografia.

jérome kerviel, 31 anos, é já um dos grandes gurus dos hackers (ou apenas bode espiatório da SG?). era corretor da bolsa (vulgo broker) até há umas semanas e está indiciado por ter cometido fraude de cerca de 7,16 mil milhões de dólares americanos (o que quer que isso seja) contra a SG e os seus clientes.
a moldura penal para os crimes de que está indiciado ascende a sete (lá está, o número sete sempre presente) anos de prisão: dois por ter entrado no sistema informático do banco e cinco anos por burla...
realmente alucinante é o facto de já ter vindo a público dizer qualquer coisa como "a SG não devia ter alienado o que consegui" já que perdeu muito dinheiro nas operações.
eu, se fosse o jérome, vendia a história a um argumentista (dos que não estão em greve) de hollywood por uns bons milhares de dólares... deve dar um bom argumento!
título da película "ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão".

4 Comentários:

Às 4:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

De facto, o seu humor "britânico" faz a delícia de muita gente!!!

 
Às 5:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tal e qual o Lindinho... Até são parecidos e tudo... Separados à nascença?

 
Às 5:41 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô Santiago, gostei do pormenor do SG... ;)

 
Às 7:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O lindinho? Qual, o tal?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial