terça-feira, agosto 12, 2008

Obikwelu.


Ao contrário dos norte-americanos, não acredito que a vitória seja o mais importante numa competição. É muito importante, mas não é o mais importante.

Porém, já que estamos em maré olímpica, devo dizer que me irrita sobremaneira o eterno fado lusitano do choro, desgraça e inevitabilidade, que a cada quatro anos toma conta dos atletas que representam o meu país. Ou é porque não têm condições; ou porque têm uma lesão na unha; ou porque estão lá para cumprir calendário; ou porque só pretendem quebrar os seus recordes pessoais (ou nacionais). Chega! Agora até já têm o desplante de asseverar que só não foram mais longe por causa dos árbitros... Teatral, de facto.

Felizmente, hoje li no jornal “A Bola” uma entrevista com Obikwelu. O mínimo que posso dizer é que o gajo é uma lufada de ar fresco nos derrotistas discursos dos que andam por Pequim. Não sei se vai ganhar alguma coisa (será difícil, ante as marcas dos seus concorrentes directos), mas só ter lido o que de seguida transcrevo já valeu a pena...

“Para o que é que eu estou preparado? Para correr, para voar, mais rápido do que nunca na minha vida, para ganhar uma medalha, mas atenção... Prata, já tenho, a de Atenas, por isso, agora, quero ouro. Gosto mais, muito mais. Sim, sei que o pódio vai estar de certeza a menos de 9,80. Mas eu posso lá chegar. Acredito que aqui vai ser o meu momento – estou... super! Os treinos têm sido espectaculares. Sim, o Bolt bateu o recorde do Mundo, mas por que é que havia de ter medo dele? Eu, não tenho medo de ninguém, só tenho medo de Deus. E o Bolt, o Gay, o Assafa são homens como eu, não são Deus. Eles é que se calhar devem estar preocupados comigo, porque sabem que eu não sou de grandes marcas nos meetings, mas quando chego aos Jogos Olímpicos e aos Campeonatos do Mundo... Não, não estou a exagerar no sonho, na esperança. Estou apenas a dizer o que sinto – e se as coisas não correrem como eu quero foi porque Deus não quis e então não há mais nada a fazer, é só aceitar...”

Se não ganhar nada, não vão faltar profetas da desgraça a achincalhar o rapaz. Para mim, o Obikwelu já é um vencedor. Corre, meu! Ganha uma medalha e ensina a esses gajos como é que se faz!

4 Comentários:

Às 10:12 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 10:14 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

Boa Vici,

Também sou daqueles que sentem uma grande simpatia por este nosso compatriota.Não só pelos feitos alcançados, mas também pelo exemplo de vida que ele deveria ser para muitos jovens portugueses.Mostra que vive a camisola como poucos e ambição não lhe falta.
Espero que tenha um bom resultado (seja lá o que isso significa),ele merece e nós também.

Um abraço

 
Às 6:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Às vezes passar dificuldades na vida..faz bem, pelo menos sabem ser agradecidos e humildes (coisa que falta á maioria dos atletas portugueses (claro que alguns escapam)...Abraço

 
Às 10:38 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Daí os melhores comprovarem isso no terreno..e não nas entrevistas! "Obikwelu" boa sorte...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial