quinta-feira, maio 21, 2009

O "ciclo".


Esta é a escola E. B. 2, 3 Sá Couto, sita na rua 34, em Espinho. Pelo menos é o que lhe chamam agora; quando lá andei tinha um nome mais simples: era o "ciclo". Ali fiz os dois anos da escola preparatória (também já sei que agora se chamam quinto e sexto anos, parece que é mais elegante). Acontece que, por causa da chanfrada da Josefina - e da bufa da aluna, que mais faz lembrar uma informadora da PIDE em ponto pequeno -, Espinho tem sido mais falado do que quando o Maia e o Brenha andavam a botar figura nos jogos olímpicos. Até apetece dizer, como nos tempos em que as miúdas gostavam de jogar à macaca e não andavam de telemóvel e gravador na mochila, nem se armavam em queixinhas (e os professores ainda eram dignos desse nome e não ameaçavam ou processavam alunas de 12 anos), que a professora e a aluna estão metidas num saralho do carilho, mas é de gente desta cepa que se fazem as lêndeas. Há, pois, que agradecer à loquaz senhora e à sensitiva criança. Até porque não é todos os dias que vemos a escola onde estudámos nas notícias. Por tudo isso, e pelas boas recordações que me trouxeram, os meus agradecimentos à garota e ao seu gravador. E, claro, o meu penhorado agradecimento à sôtora e ao seu esmerado vernáculo!

7 Comentários:

Às 5:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

a escolinha foi onde andaste, mas pelos vostos mudou muito. é pena... a menina e as mãezinhas se fossem dignas NUNCA gravavam sem autorização uma aula, sem que stora soubesse. mas isto é pura libertinagem... espelho de como o País está!!!
Fui ver "A Gota d'Água" do Chico, isso sim vale apena ver e ser notícia, mas infelizmente senão se está atento passa despercebido, covém muito... a censura pela omissão!!!
kota

 
Às 5:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O problema é que ninguém se entende! Claro que a atitude da professora não é normal,e deve ser punida, mas as meninas e as suas mães, tinham tudo preparado e premeditado para que o desfecho fosse este escândalo,o que também não abona a seu favor. Abraço

 
Às 5:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Qual delas a melhor! A professora a ensinar? ou a aluna com a escola toda?..Venha o diabo e escolha. E assim se enchem jornais, e noticiários..

 
Às 5:49 da tarde , Blogger VICI disse...

Ora nem mais, meus caros!!! Uma escandaleira que não abona a favor dos intervenientes!

P.S.: Ó Kota, essa da "Gota D'Água" parece-me muito interessante. Que tal foi o musical? No sábado vou postar uma do Chico. Para matar saudades.

 
Às 7:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

a gota de agua do chico é um teatro musical no género das tragédias gregas. o social espesinha o pobre e a mulher traida, com filhos e sem teto é levada ao sucidio dos três (ela e 2 filhos) enquanto o pobre chora de desgosto e o marido que a ganancia do dinheiro cego mas já tarde arrepende-se... é maravilhosamente representado. encenado e cantdo - mt difícil de traduzir por palavras, uma vez q parece uma história banal... de cordel... não expor po palavras!!!
kota

 
Às 7:11 da tarde , Blogger VICI disse...

Sim senhor, parece-me muito bom...

 
Às 7:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

morreu o nosso grande impulsionador do que é cinema. ficamos mais pobres com a morte de João Benard da Costa, acaba com ele a cinemateca que ele tanto acarinhou...
kota

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial