quarta-feira, junho 13, 2007

Apito dourado...


A fazer fé no jornal "A Bola", Pinto da Costa foi formalmente acusado pela prática do crime de corrupção desportiva.

Além do presidente portista, foram ainda acusados: o administrador da SAD do FCP, Reinaldo Teles; o empresário, António Araújo; e os árbitros, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado.

Veremos o que nos reserva o futuro deste processo. A verdade é que com tanta suspeição, nunca mais o futebol será o mesmo! Aliás, quer parecer-me que a pureza que lhe estava (ou devia estar) inerente se esfumou de vez... Pelo menos, a pureza que muitos de nós lhe atribuíamos está definitivamente desbaratada... E isso é muito mau!

30 Comentários:

Às 12:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A pureza que lhe estava inerente? Lol. Parece-me agora que quiseste ser essencialmente politicamente correcto. Muito bem me lembro eu, ainda jovem imberbe, de assistir ao grande debate entre o meu Presidente Joao Santos e o Presidente do Porto, Pinto da Costa e com os meus, sei la, 10 anos ou pouco mais (por isso ha quase 20 anos atras), ter a perfeita nocao de todas as suspeitas que ja nessa altura rodeavam o segundo. E de, ha uns anos, quando passei uma fase da minha vida no Norte do Pais, ter tido confirmacoes seguras do modus operandi de certas falcatruas.
Eu falo por mim. A pureza ja se tinha esfumado ha muito. Nao digo que so este as faca. Mas que as faz... Meus amigos.. Faz!!!
Vamos la a ver no que isto vai dar... Anos e anos a arrastar-se?
Ass. k

 
Às 12:19 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro K,

Se quiseres, chama-lhe "ingenuidade"... Mas uma ingenuidade assumida e desejada!

Sinceramente, gostava de continuar a ser puramente ingénuo, para acreditar que no desporto ganha o melhor e que na política se busca a satisfação colectiva e não a individual!

Apesar de sermos confrontados com indícios (muito fortes), é sempre mais fácil olhar para o lado e acreditar que tudo não passa de... excessos de zelo ou abusivas interpretações jornalísticas.

A ver vamos...

Abraço!

 
Às 12:21 da tarde , Blogger VICI disse...

Até porque, caro K, se não acreditar na legitimidade (e justiça) dos vencedores, tenho de deixar de ver a bola... E não me apetece nada...

 
Às 12:30 da tarde , Blogger santiago disse...

como é possível um homem sério ser acusado desta forma?
uma cabala que o tempo corrigirá.

 
Às 12:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vici, ainda acreditas no "pai natal"?

 
Às 12:41 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pois.. Acho que por vezes gostava de ainda pensar assim. Mas como acho que todos puxaram para o seu lado, cada um no seu tempo, pode ser que no final das contas a coisa nem tenha sido muito injusta para nenhum deles. De qualquer maneira, e aqui falo com alguma conviccao e esperanca, acho que as coisas estao e vao estar melhores. So espero nao ser tarde demais. Numa altura no futuro em que ja nao penso duas vezes, e entre ver um jogo da premier league e da primeira liga, opto sem qualquer sombra de duvida pelo primeiro. Ao contrario do que acontece agora... Em que ainda penso um pouco para decidir qual vejo..
Ass. k

 
Às 12:50 da tarde , Blogger VICI disse...

Já que há tanta celeuma à volta das minhas crenças desportivas, cá vai...

Primeiro: Gosto de futebol e, tal como em tudo na vida, acredito nos méritos dos que se notabilizam;

Segundo: Se aceitar que o PC falseou resultados, tenho de aceitar, forçosamente, que os outros também o fazem;

Terceiro: Se assim for, então cairá a "ingenuidade" que gosto de cultivar;

Quarto: Quando esta "ingenuidade" cair, deixo de ver futebol! Se não quero que o meu clube perca por favores ou arbitragens "compradas, também não quero que ganhe com jogadas de bastidores...

E, com tantas desilusões que se vai tendo nos dias que correm, não me apetecia ter de perder também o gosto pela bola...

P.S.: Já agora, ainda acredito no "pai natal", mas só porque veste de vermelho e branco... ;)

 
Às 12:58 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E.. sim.. esta confirmado... no Jornal Record... Pai Natal sera o avancado tao esperado este ano no clube da Luz!
Ass. k

 
Às 1:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Se aceitar que o PC falseou resultados"

Ora aí está. Ele não falseou qualquer resultado pode é ter ajudado à festa".

De qyualquer modo concordo com o VICI. Se ele o fez outros também o fizeram, nomeadamente os actuais dirigentes do benfica que também andaram pelo FCP durante muitos anos e cresceram na sua sombra.

Abraços VICI

 
Às 3:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este anónimo que diz que os dirigentes do Benfica andaram pelo FCP e cresceram à sombra do Benfica deve estar com a febre dourada.
Não há 1, repito, UM, dirigente do Benfica que tenha andado a crescer na sombra do FCP.
Estão a tremer, não é, mafiosos. A justiça chega tarde mas chegará.
Maria José Morgado

 
Às 3:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao último anónimo, deixe as comadres começar a falar.

 
Às 3:59 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Caro Vici

Como jurista que és,aliás ex-aluno do Grande Professor Figueiredo Dias(vou parar aqui com os elogios, senão corro o risco de me fazer parecer com alguém..).Estou certo que, tanto tu, como os restantes leitores, não se poderão olvidar de um dos princípios fundamentais do direito penal, o ''in dubio pro reu''....
Talvez desta forma consigas manter a tua visão ''optimista do mundo do futebol. (mesmo apesar dos conhecidos e julgados casos judiciais denominados por ''euroárea''ou mesmo ''Ovchinikov'').

 
Às 4:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ma(fioso) Si Ka
Acontece que os casos euroárea e ovchnikov não dizem respeito a corrupção desportiva, mas burla, falsificação de assinaturas, etc.
Pelo que não podem ser comparados.
Para além disso, as pessoas envolvidas já foram julgadas e condenadas e já estão a pagar pelo que fizeram.
Os mafiosos do teu clube vão pagar, tarde, mas vão pagar.
Carolina Salgado

 
Às 4:18 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Olá Carolina

Antes de mais, fico contente por ver que sabes escrever, pesnsava que (ainda) não tinhas atingido esse estádio de desenvolvimento.(Neste contexto, a palavra ''estádio'', não se refere ao recinto desportivo, tem outro significado.Poderás saber mais sobre isso, se pesquisares no google a palavra Piaget).

Quanto aos mafiosos do meu clube, não sei a que te referes!No entanto, caso se venha a comprovar que os arguidos cometeram os crimes pelo quais são acusados acho que deverão ser punidos e de forma exemplar.

Prometo-lhe desde já, que não irei fundar nenhum movimento de apoio à libertação do nosso amigo Jorge Nuno.

Cumprimentos.

 
Às 4:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Carolina.

Mafiosos?Mas tu gostavas de andar com eles, o que se passou?Foi o Bimbo da Costa?Ou o macaco Madureira?Não me digas que agora és do Clube do Orelhas?Sim, aquele que insultaste em plena catedral...

 
Às 4:33 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro ma si ka,

Parece que continuamos com alguns problemas de "entendimento"... Ou será uma questão de interpretação?!

Quanto aos casos "Ovchinikov" e "Euroárea", vou escusar-me a responder, pois já existe resposta clara e cabal em comentários anteriores.

Encurtando argumentos (porque há comentários sobre questões pessoais que me parecem escusados por aqui), deixa-me dizer-te que em momento algum disse que o PC é culpado do que quer que seja! Aliás, quer parecer-me que os comentários que teci anteriormente o deixavam bem expresso. No entanto, vou lê-los de novo (pelo sim, pelo não), não vá eu ter escrito mais do que desejava...

E, por último, vou tentar explicar-te que, a meu ver, partilhamos visões muito distintas. Mais uma vez não me referi ao FCP!!! Mais uma vez, talvez "ressabiado" (espero que te volte a recordar a infância), vens comentar questões referentes ao SLB... Que raio de obsessão!!!

É por atitudes destas (e de adeptos de TODOS os restantes clubes), que alguns se sentem protegidos pelas massas adeptas e enveredam por caminhos enviesados...

Sinceramente, se viessem dizer que o LFV era indiciado por algum crime (para além de não me supreender...), não iria certamente defendê-lo, nem sentiria que a instituição "Benfica" se confundia com essa figurinha da bola...

E nem precisaria de recordar os outros sobre presunções de inocência, pois isso são verdades de "la palice", logo, perfeitamente desnecessárias...

Abraço!

 
Às 4:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A Carolina nao insultou! Estava só a cumprimentar uma colega!

 
Às 4:48 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Ok vici

Quando tiveres tempo, lê novamente o que escrevi.
Mas numa coisa concordo, o problema de ''entendimento''ou ''interpretação'' subsiste.

Abraço

 
Às 4:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
Isso é que foi uma resposta, 100%, como aliás quase sempre!
Os senhores daquele clube do norte não sabem defender-se sem atacar a maior instituição do MUNDO!
Salvé e BEMM HAJAS, VICI!
VIVA O BENFICA

 
Às 5:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Espero que o SLb nao precise da defesa do ultimo anónimo.

que ridiculo

 
Às 5:22 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Agora sim, com mais tempo.

Em primeiro lugar, de certeza que fui eu que me exprimi mal e daí não me ter feito entender. No entanto, a fim de te esclarecer, vou passar a ''dissecar'' o que te queria dizer.

Quando falei nos mediáticos casos, nunca me referi ao Benfica (acho eu), nem tão pouco à espécie de crime que os mesmos contemplavam. Tal como eu, deves partir do princípio que os sei distinguir.
Apenas me referi ao facto de que, já nessa data, a tua ''assumida e desejada ingenuidade'', poderia ter sido abalada, mas se não o foi, ainda bem para Ti.
Infelizmente a minha experiência de vida, não me permite encarar o mundo dessa forma, mas se tu o consegues, acho muito bom.
Quanto ao PC, nunca disse que o consideravas culpado.Nem podias.Apenas recordei que apesar de existir acusação isso nada significa. Por isso,até ao trânsito em julgado da sentença, podes continuar com a tua ''ingenuidade assumida e desejada!''.

Por último, quem manifesta a sua opinião quando está em minoria, corre sempre o risco de ser criticado, enfim, é o preço de ter personalidade e ideias própias.
Não obstante, gostaria de te dizer que farei sempre questão de manifestar a minha opinião assim que o entender.Sabes bem que o adjectivo ''ressabiado'' não será aquele que melhor me define.

Um Abraço

 
Às 5:43 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro ma si ka,

Não vou alimentar esta novela...

No entanto: roubar ao próprio clube não será diferente de corromper resultados desportivos?

Ora, a minha "ingenuidade assumida e desejada", prende-se com o pretender acreditar que os resultados não são falseados e que o melhor é que ganha! Não tem porque ficar abalada com aqueles que roubam ao próprio clube...

P.S.: Tanto quanto me lembro, foste tu quem escreveu: "Posso dizer-te, que gostei particularmente, da expressão ''ressabiado', remonta à minha meninice (...)". Só te quis trazer tão gratas recordações de novo. ;))

Abraço!

 
Às 6:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

VICI

Pureza?????

Esta palavra no dicionário Português tem entre muitos, um significado, "limpeza".
É estado ecológico, que não existe na comitiva poluitiva de Pinto da Costa (Galo Velho/de quebradiços costados).
Só por isto "gramo ás postas", a Carolina que tratou de o depenar....oxalá consiga....já preparamos as espetadas pró S.João.

Mas o Galo vai tentar correr mesmo sem cabeça...será que consegue?

Admitem-se votações....
Ora "bamos lá a botar...carago"...

 
Às 6:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ninguem duvida que existe corrupção no futebol..(ou seja nos dirigentes; seres humanos..)Ninguem deve também duvidar que muitos anos á frente de qualquer instituição mais motivo dá a este tipo de coisas!!!E era bom que para falar deste assunto não fosse preciso trazer outros clubes á baila..Vale e Azevedo foi preso (e muito bem)..se P. Costa tiver feito o que o acusam (sou simpatizante do FCP) também gostava de o ver punido..bem como a qualquer outro que tenha falseado ou (contribuido) resultados...

 
Às 6:55 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

VICI
`
És mesmo um "aferroado/ressabiado" das "bolas"...é pá, ouve antes Scorpions....deixa a Maria José Morgado tratar do Benfica, porque para já o Porto é que é o CAMPIÃO e com o big boss Pinto da Costa

Custa digerir um bom prato do Norte e os Sulistas não estão muito habituados....lá calha...

 
Às 8:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Ma Si Ka
Já ouvi que não era preciso ao Porto ganhar aquele jogo contra o estrela... mas aqui ficam os factos para te avivar a memória:



1) O jogo não foi no final da época, mas sim na 19ªjornada (na 2ª jornada da 2ª volta).

2) O Porto estava em 1º lugar e tinha 11 pontos de avanço em relação ao Benfica... mas entre eles estava o SPORTING com menos 5 pontos!

3) Na 20ª jornada o FCP ia à Alvalade jogar contra uma equipa extremamente motivada com 8 jogos ganhos entre a 11ª e 18ª jornada (o jogo da 19ª jornada em que o Sporting venceu no restelo foi 2 horas à seguir ao do Porto) e que não perdia desde a 7ª Jornada, em jogo contra o Maritimo.

4) Ora, se eles tinham 5 pontos de distância do Sporting... e acontecia um deslize contra o Estrela em casa, o FCP arriscava-se a ficar só com 2 ou 3 pontos de vantagem antes da visita a Alvalade.

5) Ir a casa do maior concorrente com 5 pontos é uma coisa... em caso de derrota ficavam ainda na frente. Com 2 ou 3 pontos, a coisa já era bem diferente... arriscavam-se a perder o primeiro lugar. Imaginem a motivação da Lagartada neste último caso. Imaginem quantas camisolas do Rui Jorge, Mourinho iria RASGAR se a coisa estivesse ainda mais quente!!!

6) Além do mais 15 dias depois do jogo em Alvalade, voltavam de novo a Lisboa para visitar a Luz. Entrar num ciclo destes com uma escorregadela não seria o desejável.

7) Sim... era um jogo contra uma equipa menor. Mas que por acaso no jogo da 1ª volta tinha "roubado" 2 pontos ao Porto e que, apesar do mau campeonato com 13 derrotas em 18 jornadas, tinha conseguido 4 pontos contra a Briosa e o Belenenses nas 2 jornadas anteriores.

8) O Estrela estava mal... mas o Aves também estava quando foi ao Dragão no dia 20 de Maio de 2007. Vinha de 2 derrotas e estava à beira de ir para a segunda. Mas mesmo assim (o também ACUSADO no caso Porto-Estrela) António Araújo lá foi dar umas voltas e oferecer contratos a Anílton Júnior (o que ficou com caganeira no dia do jogo) e a Nuno Espirito Santo (que por obra e graça do senhor tudo fez para NÃO defender).

Continuem a defender o indefensável... com alegações idiotas! O Bernard Tapie também o fez quando foi descoberto a forma como corromperam os jogadores do Valencienne, também um clube pequeno e pouco perigoso!

Eles subornaram para conseguir um jogo fácil sem grandes problemas. Para que nos jogos seguintes estivessem mais descansados!

Mandem o Miguel Susto aTRASADARES para a televisão mentir e contar outras historietas... mas factos são factos. E a verdade é que o Porto precisava de ganhar aquele jogo de forma relaxada e sem sustos!

Um Benfiquista atento.

 
Às 8:30 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Vici,

Constato, dando rédea solta ao sorriso, que "aquilo" da "vírgula" é mesmo verdade ;)

Abraço,

F

 
Às 1:54 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Mas ca granda seca a destas postas....

Falem de gajas porra, comida, piscinas, música...ou de ténis, mas de Benfica e do Porto...que neurose...

Que seria se não estivessem a 18000 braçadas de água...não encharquem mais...só nas Super Bock

 
Às 1:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Mas ca granda seca a destas postas....

Falem de gajas porra, comida, piscinas, música...ou de ténis, da muralha da china (já contaram os degraus...tb entretêm) mas de Benfica e do Porto...que neurose...
e o desportivo das Aves ou de Faro???

Que seria se não estivessem a 18000 braçadas de água...não encharquem mais...só nas Super Bock

 
Às 10:05 da manhã , Blogger VICI disse...

F,

Vês como tinha razão... ;)

Anónimo,

Quando me convidam para um jantar em casa de estranhos, não vou para lá dizer mal da comida. Posso é não voltar a ir e, se calhar, é o melhor que faço. (Não sei se me estou a fazer entender...)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial