sexta-feira, outubro 05, 2007

5 de Outubro.

Comemora-se, hoje, mais um aniversário do 5 de Outubro de 1910, dia em que José Relvas, em nome do Partido Republicano Português, proclamou a Implantação da República em Portugal.

Para muitos, este foi o culminar de um processo espoletado pela reacção da coroa portuguesa (reacção essa que foi à época publicamente entendida como subserviente e amedrontada) ante a afronta perpetrada pelos Ingleses em 1890 (o ultimatum). Em 1908, o agudizar das tensões entre republicanos e monárquicos, levou a que um ignóbil atentado vitimasse o rei e o príncipe herdeiro. O rei, D. Carlos, ficou para a história como um dos mais hábeis diplomatas portugueses (e como anda longe dessa herança o nosso patético ministro dos negócios estrangeiros).

O dia 5 de Outubro deu azo a um dos mais conturbados períodos políticos da história portuguesa, cujas sucessivas quedas dos governos (acrescidas de assassinatos recorrentes e gritante clima de impunidade) só viriam a ter um período de acalmia após o golpe militar de 28 de Maio de 1926.

Como em tudo, uma revolução não é apenas feita de melhorias e avanços, sendo muitas vezes o resultado e/ou a origem de processos e épocas tortuosas. Por conseguinte, aqui ficam as felicitações por mais um aniversário da Implantação da República Portuguesa: que amadureça e se aperfeiçoe!

5 Comentários:

Às 7:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Viva a republica das bananas!

 
Às 10:56 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

O regicídio foi de facto um crime inaceitável, mas que viva a República Portuguesa.

 
Às 12:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Essa data não comemoro eu; não gosto nem da I, nem da II, nem da III república . . . nem gosto de nenhum presidente da dita dos que tivemos até hoje.
Remexido

 
Às 12:45 da tarde , Blogger VICI disse...

Era suposto dar-se vivas a mais um aniversário da república! Estarão os meus dilectos anónimos a propor um retorno à monarquia?

 
Às 6:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

sim. ou pelo menos que se referende a coisa.

Sotomayor Cardiaco

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial