quinta-feira, novembro 08, 2007

"O Dumbledore é Gay"


Não, não é nenhum mote de uma música académica.

É a última revelação da saga de Harry Potter. Albus Dumbledore é o director da escola de Hogwarts, a mesma que é frequentada pela personagem de Harry Potter e que tem sido palco das estórias escritas por J.K. Rowling. Acerca da Autora devo dizer que a tenho como uma óptima escritora. A ex-professora do Instituto Britânico do Porto, foi capaz de criar um enredo emocionante de um tema que à partida não parecia ser muito inovador. Se pensarmos bem, os livros falam de um mundo mágico paralelo aquele em que vivemos e na eterna luta do Bem contra o Mal.
Apesar disso, J. K. Rowling teve a capacidade de escrever uma série de volumes que rivalizam com as mais modernas consolas de jogos electrónicos.
Mesmo num período em que os jovens lêm cada vez menos, é muito vulgar encontrar (em todo mundo) uma criança que já tenha lido, pelo menos, uma aventura de Harry Potter. Por esse facto estar-lhe-emos eternamente agradecidos.

Acontece que este seu último golpe de imaginação, não se revela muito coerente e, aliás, parece-me despropositado e fora do contexto da restante obra.
O tema da homosexualidade, apesar de pertinente e de ser até pedagógico falar-se nele, não parece encaixar naquilo que vinha sendo escrito pela Autora.
Se a vontade era banalizar o conceito, a ponto de o impingir a uma personagem, ao qual esse mesmo estatuto nada acrescenta, acho que no mínimo poderá ser um desrespeito por aqueles que o são verdadeiramente.
A mim, parece-me apenas uma manobra de marketing para que se vendam mais livros. Como se sabe a obra é também lida por um grande número de adultos pelo que a introdução de uma adjectivação de carácter sexual poderá funcionar como uma forma de “catapultar”, ainda mais, as vendas. Como se sabe, a “galinha dos ovos de ouro” de J.K. tinha os dias contados uma vez que esta já tinha dito que o próximo livro seria o último.
Seja qual tenha sido a intenção, não me parece que tenha sido a mais sensata nem aquela que mais poderia contribuir para o engrandecimento do seu curriculum literário.
Abraço

6 Comentários:

Às 4:49 da tarde , Blogger VICI disse...

Pois é, como isto anda, qualquer dia vem aí alguém dizer-nos que "Os famosos 5" eram adeptos do swinging e que o Astérix passava demasiado tempo com o Obélix... ;)

P.S.: Bom, ao Tintin acusaram-no de racismo...

 
Às 6:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cruzes canhoto! Qualquer dia pegam na Heidi e o no seu avozinho e fazem um tratado sobre um tema da actualidade. Ou um cruzamento do Brokeback mountain com aqueles dois anões do filme do senhor dos aneis.

 
Às 7:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Completamente fora do contexto. Um aproveitamento comercial absurdo da JK Rowling.

 
Às 7:02 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Oh nao acho... ela não preciso disso... os livros dela já a tornaram mais rica que a rainha de inglaterra! E, nao querendo adiantar o livro que vai sair agora em portugues, eles falam da historia da vida do dumbledore porque ele morreu no ultimo livro e efectivamente, nao ha nenhuma referencia a uma menina, a uma paixao nada ele sempre foi solteiro! enfim pode ser tal como pode nao ser e quem ler este ultimo livro vai descobrir que se calhar nao sabemos assim tanto do dumbledore como achamos!e tenho dito!:P

ps o livro sai em portugues dia 16 de novembro!:D nao sei quando chega a macau mas em ingles ja deve haver!:P

 
Às 12:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Com aquela idade o que ele é, é um grande paneleiro! :)

 
Às 6:56 da tarde , Blogger Mãe babada disse...

Ma Si Ka,

Estamos em sintonia! Não podia concordar mais contigo :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial