sexta-feira, julho 18, 2008

Mandela.

Nelson Rolihlahla Mandela.

Foi uma das maiores bandeiras anti-apartheid e um dos principais responsáveis pelo ruir do regime segregacionista Sul-Africano.

Obviamente, sobre a legitimidade da sua luta nada posso apontar, mas os meios de que lançou mão e aqueles que ponderou utilizar não abonam em seu favor (neste aspecto, muito o separa do incontornável Mahatma Gandhi).

Algumas polémicas têm tentado ensombrar a sua imagem de político imaculado, especialmente a sua conivência (nos últimos anos) com o regime assassino de Mugabe e a sua indesmentível ligação à indústria dos diamantes (nomeadamente, a sua fraterna amizade com os titulares dos mais altos cargos da "De Beers").

Esteve detido em "Robben Island" durante 27 anos. Em 1993, foi laureado com o Nobel da Paz (juntamente com Frederik de Klerk). Teve o indiscutível mérito de, enquanto presidente da RAS, ter procurado reconciliar a nação com o seu passado e, acima de tudo, de ter procurado lançar as bases de um desenvolvimento próspero, sustentado e muilti-racial. A ver se os seus seguidores merecem o seu esforço...

Faz hoje 90 anos...

Parabéns!

P.S.: Já que estou em maré de repetições, devo confessar que este texto foi escrito e postado o ano passado, quando Mandela completou 89 primaveras. Em geral, mantenho a mesma opinião sobre este símbolo vivo de África.

3 Comentários:

Às 7:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns a "Mandela" e aos seus 9O anos! Sem dúvida um homem com "H" grande..

 
Às 9:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O meu idolo (e um exemplo de como ultrapassar o rancor, o ódio..Sem dúvida um Senhor..

 
Às 9:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E que festa de aniversário bonita se assistiu na televisão...Bem merecida..

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial