Jogos da Lusofonia.
Na esteira dos "Jogos da Comunidade Britânica" (Commonwealth Games) e "Jogos da Francofonia" (Jeux de la Francophonie), eis chegada a altura dos "Jogos da Lusofonia".
Sem dúvida, a iniciativa é de aplaudir! Por que não criar está saudável reunião desportiva entre quem partilha, quando menos, uma língua em comum?
Aparentemente, tudo se conjugaria para um êxito... No entanto, alguns dos países que supostamente poderiam participar não têm fundos para se fazer representar; outros, até os têm, o que falta é a vontade em estar presentes...
Supostamente, estas iniciativas deveriam estar igualmente imbuídas de algo interligado com o tão propalado "espírito olímpico", com sentimentos de confraternização e partilha... Pois, não me parece o caso! Actualmente, mesmo no desporto, os valores mais relevantes passaram a ser outros bem mais cinzentos, egoístas e malfazejos!
Desejo, porém, que estes primeiros "Jogos da Lusofonia" sejam um enorme sucesso! Se o forem, até aposto que aqueles que tão avessos são agora a fazer-se representar, tudo farão para garantir um lugar de destaque nos próximos jogos...
Em Macau, a partir de dia 7 de Outubro, teremos Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e, como membros associados, Guiné Equatorial, Índia e Sri-Lanka.
As modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, taekondô, ténis de mesa, voleibol e voleibol de praia (com a presença dos muito "espinhenses" Miguel Maia e João Brenha).
Vamos ver no que dá...
ABREIJOS!