domingo, janeiro 31, 2010

FF, no DN, outra e outra vez.

É por isto que FF é o melhor.

"Em Clint Eastwod agrada-me tudo. A começar pelo seu individualismo - a mais autêntica das formas de não ser egoísta - e a acabar na derrota que impôs aos politicamente correctos. Estes chamaram-lhe "fascista" quando ele "era" o inspector Dirty Harry que combatia o crime sem convites para tomar chá, e tiveram de engolir o insulto porque o maior realizador de cinema dos últimos 20 anos, que Clint Eastwood se revelou ser, não pode ser fascista. Clint Eastwood ama e compreende os homens. Não o género humano. Mas o homem, contado um a um: Bill (Unforgiven), Maggie (Million Dollar Baby), Jimmy (Mystic River), Kowalski (Gran Torino)... Devia ser extraordinário o encontro entre este génio amante dos homens e o homem dos homens, que, como se sabe, é Mandela. Como se sabe? Mas como é que se sabe que Mandela é tão grande? Oh pá, isso já não sei... Minto, agora já sei. E isso porque Clint Eastwood pegou em Mandela com a delicadeza com que leu as cartas dos japoneses cercados em Iwo Jima. E, então, aquilo que eu julgava saber, que Mandela é grande, vi explicadinho como só um bom professor faz. Clint Eastwood pegou numa bola redonda, bola de preto, alongou-a para bola de râguebi, bola de branco, e mostrou-nos o que é um estadista, um homem que faz uma pátria. "

sábado, janeiro 30, 2010

Invictus.

Aí está o novo filme de Clint Eastwood. Com Morgan Freeman e Matt Damon, retrata o ido ano de 95, durante o mundial de râguebi na África do Sul. Pienaar era o capitão da equipa sul-africana, Nelson Mandela o Presidente do país e o exemplo humano da reconciliação. A não perder.

Não deixa de ser verdade...

"IMAGINE-SE que o ataque tinha sucedido no Porto e na VCI e não na A5, e que o alvo tinha sido uma qualquer equipa que não fosse o FC Porto. Os jornais teriam dedicado as suas capas às imagens dos veículos apedrejados, os jogadores seriam elevados a heróis por não terem desistido de disputar o jogo, o Ministro da Administração Interna já teria aberto um inquérito, a PSP estaria a ser acusada de passividade e conivência. Os gatos fedorentos escreveriam crónicas humorísticas encimadas por um cartoon de Pinto da Costa a atirar um calhau e não faltaria quem garantisse que o Porto é um território sem lei, controlado pela máfia portista, e pelos gangs da noite, e mais perigoso que Palermo." - Rui Moreira, n'A BOLA.

Concordando com o que escreve Rui Moreira, tenho, porém, um pequeno reparo a fazer: o círculo mediático que se faria caso o incidente tivesse sucedido na VCI é que seria desprezível, e não a ausência desse mesmo mediatismo no ataque perpetrado na A5. Mas, claro, que se descubra e puna os energúmenos em causa.

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Serviço Público - Federer vs Tsonga live tv

Na linha das contribuições para grandes dias que por vezes este estaminé vos proporciona, podem ver a meia-final do Australia Open aqui. Basta instalar o veetle e terão no vosso monitor imagens de grande qualidade.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

iPad.

Steve Jobs apresentou ontem o iPad, que promete ser revolucionário. Será comercializado a partir de Março, com preços entre os 500 e os 1000 euros.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Sorte de madeirense.


Ruben Micael, para além de um nome assaz interessante, foi bafejado pelo divino. "Jesus pôs-me dois dedos na cara", disse, hoje, do eventualmente acontecido há vários meses. Provavelmente terá sido para o benzer, concluo.

Ora aí está uma grande verdade.

Se não contarmos o Eusébio, vemos que o Nuno (Gomes) foi o único avançado da selecção que marcou sempre nos jogos contra equipas grandes: Inglaterra, Turquia e França no Euro 2000, Alemanha, Espanha...O 4.º melhor marcador de sempre da selecção vale, pelos vistos, menos que o Edinho da Grécia” – comentário de um anónimo numa das postas do leocardo, no blogue bairro do oriente.

Na Li.


E não é que temos outra chinesa nas meias-finais de Melbourne... Eliminou V. Williams e vai agora defrontar a vencedora do jogo S. Williams - V. Azarenka.

terça-feira, janeiro 26, 2010

Open da Austrália.


Jie Zheng tornou-se ontem a primeira chinesa a alcançar as meias-finais do Grand Slam da Autrália. Irá agora defrontar Justine Henin - vencedora deste torneio em 2004.

Pinto vs Liedson.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

The Hangover.

Para os amantes da boa comédia, aqui está um filme a não perder.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Piada perigosa.

Nesta era de histeria colectiva, é preciso muito cuidado com tudo o que se diz e escreve...

Arnaldo Jabor.

Começaram com as paradas - e nunca ninguém ligou muito ao culto da palhaçada e do patético. Paulatinamente, passaram a falar de orgulho. Veio o casamento. Os anúncios na televisão foram o passo seguinte. Entretanto, chegaram os cubs, os bears e os daddys. E, se calhar, o Arnaldo Jabor é que tem razão...

''Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil...
Depois, passou a ser tolerado...
Hoje é aceito como coisa normal...
Se achar ruim, você é preso por homofobia...
E eu vou-me embora antes que se torne obrigatório...''

(Arnaldo Jabor)

terça-feira, janeiro 19, 2010

TGV vs LightAlfa.


Parabéns, Manel!


Espero que a selecção de Angola ainda consiga ir mais longe. A ver vamos, mas estou convencido que o madié Manel vai fazer história - para já igualou a melhor classificação de sempre. Segue-se a Costa do Marfim, o Burkina Faso ou o Gana.

Futuro Streaker?

Um filho que tenta ir ter com o pai em pleno jogo de voleibol.
Se a moda pega qualquer dia são as mães de dirigentes desportivos que invadem e aquilo passa de recinto de jogo a bordel.

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Metro de Lisboa em inglês...


A cor dos tempos.

Estou no facebook há pouco tempo: desde Maio de 2009. E, ao contrário do que insistentemente apregoa MST, aquilo até é coisa gira (se exceptuarmos aqueles que nos encontram sem que nós queiramos ser por eles encontrados). De há uns tempos a esta parte, venho reparando que muitas mulheres nessa rede social começam o dia escrevendo o nome de uma cor no seu perfil. A coisa repete-se todos os dias: ora azul, ora vermelho, outras vezes preto. Para quem, como eu, andava curioso sobre tal prática secreta e transversal a muitas mulheres no facebook, estou em condições de avançar que a cor corresponde ao tom do soutien que tais moçoilas envergam nesse mesmo dia. Humm, há quem diga que tal prática acicata a libido e os pensamentos pecaminosos; outros há que pensam que isto tem qualquer coisa de pateta e infantil; há ainda quem pense que isto é apenas um sinal dos tempos, uma forma electrónica de galderiar. Pela minha parte, acho que tal prática é coisa de continuar. E mais: se fosse possível, podiam também avançar com infomação sobre textura, tamanho e tecido. Assim, ao invés de fazer como o gajo da televisão que oferecia flores, pode ser que daqui em diante os desconhecidos (que já não vão atrás do impulse) passem a oferecer soutiens. É mais directo e evita tempo perdido com essa coisa tão antiquada - e tão pouco tecnológica - que dá pelo nome de sedução.

Sinais dos tempos

Hola!
Até à chegada de uns comprimidos azuis o que se afigurava um grande flagelo era a disfunção eréctil ou, trocado por miúdos, a falta de tusa.
Mas os tempos mudaram.
Hoje, quem tem função eréctil ou, trocado por miúdos, tusa a mais, é internado numa clínica de reabilitação.
Que te vaya bien!

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Tragédia no Haiti.


O terramoto de ontem terá provocado entre 100 a 500 mil mortos num dos países mais pobres do mundo. E há ainda que enfrentar as epidemias, fome e violência que normalmente se seguem a estas catástrofes. Um Act of God, na terminologia anglo-saxónica. Que lástima que entre essas intervenções divinas não se contabilize uma única que não traga desgraça e sofrimento.

O cigarro e a esplanada.

Diz a nova lei de prevenção do tabagismo, que previsivelmente irá entrar em vigor em Macau nos próximos meses, que não se pode fumar em esplanadas. Enfim, quanto ao raciocínio que esteve por detrás de tal pérola não me vou pronunciar. Gostava apenas de me rir um pouco na vossa companhia: proibir o fumo em locais que são uma raridade no território é hilariante – e carrega consigo qualquer coisa de profundamente... parvo. No entanto, tanto quanto sei, na via pública não é proibido fumar. Ora, resulta daqui que se um fumador estiver sentado no Nga Tim ou na esplanada da torre de Macau não pode fumar. Mas, se for mais viciado do que preguiçoso, basta-lhe levantar a região das nádegas do banco, afastar-se um metro da mesa (vá, façamos isto a dois metros para evitar zonas de fronteira legal) e puxar do fumante. Estará em via pública e ninguém o poderá impedir de exercer o seu direito. No fundo, o que esta nova lei pretende é apelar ao exercício físico entre os fumadores: há que mexer a peida pois que não se pode fumar sentado na esplanada! Mais do que limitar o consumo e malefícios do tabaco (e proteger os anti-tabagistas primários, essa fulgente elite que vai viver até aos 100 anos e fenecer de perfeita saúde), o que esta lei pretende é combater o ócio nos fumadores e aumentar-lhes a esperança de vida. É de visionário.

58 18 58

Um professor de matemática envia a sua mulher um fax com a seguinte mensagem:

"Querida
Compreendes que agora que tens 58 anos, tenho certas necessidades que já não podes satisfazer. Sou feliz contigo e sinceramente espero que não te sintas magoada ou ofendida ao saber que, quando estiveres a ler este fax, estarei no Big Dick Motel com uma aluna, que tem 18 anos.
Chegarei à casa antes da meia-noite."

Quando chegou a casa, vindo do motel, encontrou a seguinte carta:

"Querido
Obrigada pelo aviso. Aproveito a oportunidade para lembrar que tu também tens 58 anos. Ao mesmo tempo comunico-te que, quando estiveres a ler esta carta, estarei no Motel Happy Dust com o meu professor de tênis, que coincidentemente tb tem 18 anos. Como és um matemático, poderás compreender facilmente que estamos nas mesmas circunstâncias, mas com uma pequena diferença nas variáveis: 18 entra mais vezes em 58, do que 58 em 18 .. Portanto, não me esperes, porque vou chegar só amanhã.
Um beijo da tua mulher que verdadeiramente te compreende..."

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Mambas e palancas.

Ontem, os mambas praticamente hipotecaram as escassas hipóteses que tinham de seguir em frente na CAN ao empatar com o Benin, a mais fraca equipa do grupo. Agora, restam os jogos com Nigéria e Egipto, duas potências do futebol africano. Só um milagre – ou um xicuembo bem feito – apurará os moçambicanos. Em baixo, deixo-vos com a aparatosa defesa do guarda-redes de Moçambique – durante o jogo contra o Benin -, que só por acaso não resultou numa grave lesão.



Já quanto aos palancas, perderam, domingo passado, uma incrível oportunidade de golear um candidato ao título – o Mali. Ao invés, acabaram por empatar o jogo, demonstrando que os jogadores angolanos ainda não têm maturidade competitiva. Ainda assim, estou convencido que irão passar de fase.

Boa sorte para mambas e palancas!

Ficção ou realidade.

The Graduate é um dos bons filmes dos anos 60. Na película, Dustin Hoffman - um jovem recém-licenciado - é seduzido pela mulher do sócio do seu pai (Anne Bancroft). Regra geral, o cinema tenta imitar a vida real. No entanto, por vezes, é a ficção que se antecipa à realidade. No filme, o nome da cinquentenária que seduz o jovem Hoffman é simples: Mrs. Robinson. Mais curioso só se a Mrs. Robinson do filme, que era americana, fosse irlandesa.

Dúvida.

Se fosse mauzinho, diria que o PS, ao aprovar o casamento entre casais do mesmo sexo e impedindo a adopção, está à vontade com a inscrição da sodomia nos livros do registo civil, mas ainda tem dúvidas sobre a pederastia. Contudo, porque não sou mauzinho, não digo nada.

Camarinha vs Pinto de Sousa

Para promover os seus cursos de Inglês o Wall Street Institute escolheu uma cara bem conhecida. Fontes ligadas ao processo dizem que até à assinatura do contrato houve uma grande disputa com um engenheiro que tirou o curso numa Universidade que já não existe.

Os copistas iletrados e desfasados da realidade

Hola!
Uma definição de Lei que podemos encontrar no google de Mariton Silva Lima reza o seguinte:
"Na sua acepção mais geral, a lei designa a norma ou causa exemplar, a que as coisas se devem conformar em todos os domínios: físico, da arte e dos costumes.
Significa, portanto, uma ordenação da razão destinada a assegurar a realização da ordem. De uma parte, visa um procedimento a realizar; de outra, emite um mandado. Em ambos os sentidos, é obra da razão." (o negro é meu).
Tudo isto a propósito da nova proposta de Lei, pomposamente chamada de "Regime de Prevenção e Controlo do Tabagismo".
Não sou fumador. Nunca o fui. Dei umas passas e ainda as dou quando me apetece.
Mas caramba, tentarem impor regras totalmente desadequadas, numa terra onde há prostituição, jogo, agiotas e coisas que mais com que a população e os seus representantes (directos, indirectos, nomeados, agraciados, aventurados) se deve (ou deveriam) preocupar, não dar aos proprietários dos restaurantes e cafés e bares a possibilidade de escolherem se querem ter um espaço fumador ou não fumador,como acontece em países tão atrasados como Portugal, Espanha ou França, copiarem a versão inicial da Lei de Portugal e não atenderem a que os amigos turistas que nos visitam fumam mais que o comboio da linha do Tua quando era movido a carvão e que vão continuar a fumar, quer exista a lei ou não, é desvirtuar o sentido do que é uma lei. Será que vão fiscalizar como fiscalizam o cinto de segurança ou as passadeiras de peões, ou o cuspo para o chão, ou as construções em alvenaria nos prédios? Se é para termos uma lei destas, mais valia terem ficado quietos. Volta, Edmundo, estás, com o teu vício fumante, perdoado.

Li no outro dia um cronista que aprecio no seu balanço semanal a perguntar se, à luz da nova lei, se poderia fumar nos campos de golfe de Macau, visto tratar-se de uma instalação desportiva e, por isso, em princípio, também abrangida pela proibição. Ora, é uma instalação desportiva mas não pode ser utilizada pelo público em geral e, ainda para mais, é propriedade de um Clube Privado. Sem esquecer que por lá gravitam algumas das figuras mais importantes da RAEM e que, também eles, são fumadores.
Haja decência e bom senso. Nem em Hong Kong que gostam tanto de copiar, a lei é tão rigorosa.
Que te vaya bien!

terça-feira, janeiro 12, 2010

Outros tempos...


CAN 2010.


A CAN tem sido de um sucesso inaudito e uma verdadeira bandeira publicitária de Angola. Senão, veja-se o testemunho de Vahid Halihodzic, treinador da selecção da Costa do Marfim: “Estamos alojados num pavilhão vigiado por polícias armados até aos dentes. Faz-me recordar Mostar em 1992, quando começou a guerra na Bósnia". É o que acontece quando, durante décadas, a cúpula política de um país prefere o supérfluo ao essencial, e se alija de um povo que é o seu.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Sexpressions.

Nesta era da fama fácil e da exposição pública gratuita (e, já agora, da crise de valores), estamos constantemente a ser confrontados com o patético e o inaudito. Já me ri que nem um perdido, pelo que vivamente vos aconselho a passar os olhos pelas sexpressions (risos!) da Clara Pinto Correia. Aqui.

Ségio Godinho e D. Kikas.

Para começar a semana em grande, aqui fica o poema do angolano Viriato da Cruz, “O namoro”, musicado por Fausto e interpretado por Ségio Godinho (nesta versão, acompanhado por D. Kikas).

Boa semana!

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Os túneis.

Quando fui para Portugal, em Dezembro último, cheguei a tempo de ir ver o jogo SLB-FCP. Ora, os vôos em Paris estavam cancelados devido ao mau tempo e só cheguei a Portugal 8 horas depois do previsto, isto é, aterrei às 6 da tarde e o jogo na Luz era às 8.15. Assim, depois de mais de 30 horas em barco, aviões e exaustivas esperas em terminais, não é difícil de perceber como estava cansado; e como me desiludiu o que vi nesse Domingo: um jogo lento e com paragens constantes. Para além disso, estava frio e a chuva incomodava. Enfim, a vitória do Benfica foi o menos mau (ainda que eu seja da opinião que ganhar não chega). Quanto ao jogo, está tudo dito – e tão cedo não me apanham noutra! No que concerne às incidências no túnel de acesso ao relvado da Luz, só dias depois fiquei a saber da polémica que volta a incendiar o futebol luso. É sobre isto que gostava de escrever umas linhas. Quando era mais moço, lembro-me das atrocidades que invariavelmente eram perpetradas no túnel de acesso ao relvado das Antas. Gaspar Ramos disse há dias que viveu momentos de terror naquele túnel, e que isso deveria bastar para que nunca se fizesse o mesmo no Estádio da Luz. Ora, tal como Gaspar Ramos o afirmou, acho inconcebível que qualquer benfiquista não se sinta revoltado – e até qualquer coisa de envergonhado – com o que terá sucedido no túnel da Catedral. É por demais evidente que havia elementos que não estavam autorizados a marcar presença no dito túnel. E, resulta das mais elementares regras da experiência, que também é notório que os jogadores do Porto foram provocados à saciedade. A reacção destes não é aceitável e deve agora ser devidamente punida (e isso não é discutível). Porém, o problema maior coloca-se a montante: os dirigentes do meu clube provocaram a situação. O Benfica tem – objectivamente – melhor equipa que o FCP. Isso terá de bastar para vencer o título. Para atitudes mesquinhas, rafeiras e provocatórias não contem comigo. Muito menos para dar argumentos morais aos nossos adversários. Não me contento com vitórias morais, mas também não quero que no Benfica haja quem se esqueça de honrar a hombridade de líderes como Fezas Vital ou Borges Coutinho.

O colesterol da Mona LIsa.

Esta notícia é, de facto, notável. Primeiro, porque demonstra à saciedade que há por aí muito académico – e, desde logo, um na Universidade de Palermo – que deveria ser vergastado no pelourinho lá da terra. Depois, porque nos deixa bem patente que muitos jornalistas lusos se esqueceram que só é notícia quando o homem morde o cão e que, por isso mesmo, deveriam estar a engrossar a fileira de desempregados.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

José Maria Pedroto.

Faz hoje 25 anos que morreu o Zé do Boné, um dos melhores jogadores portugueses da sua geração e um dos mais respeitados treinadores do futebol luso (passou pelo Boavista, Guimarães, FCP, entre outros). Enquando treinador, foi um dos maiores responsáveis pelo aparecimento do FCP como potência desportiva de referência. Paradoxalmente, foi o acicatar do orgulho regional que fez do clube do dragão um dos maiores símbolos nacionais da actualidade. E Pedroto foi, a par de Pinto da Costa, o seu maior mentor. Aqui em baixo, José Maria Pedroto entrevistado por outro José, o Herman.

2010.

De volta a Macau, desejo um excelente 2010 para todos! Cá continuaremos a arranjar um tempinho para uns bitaites.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Diz que faz mal

Mas...