MACA(U)quices
Sobre Macau e não só ...
sexta-feira, abril 29, 2011
Das coisas da bola.
segunda-feira, abril 25, 2011
Plano de comparticipação pecuniária - Parte?!
Porém, o novo “plano de comparticipação pecuniária” instituído pelo Governo da RAEM deixa-me com vontade de fazer uma “birra”, e não receber o cheque que me querem atribuir.
Sucede que, ao contrário do que parece ter sido leccionado nas “cadeiras” de economia frequentadas pelos responsáveis da governação da RAEM, eu aprendi que o que faz aumentar os preços dos produtos é o aumento da liquidez dos agentes económicos. Por esse facto, sempre que o benemérito do Governo, simpaticamente, nos oferece dinheiro, o nosso poder de comprar aumenta e com isto, também os preços dos produtos em geral irão, necessariamente, aumentar.
Ora, assim sendo, parece que a fórmula encontrada pelo Governo da RAEM não fará mais do que agravar o problema com que nos deparámos a cada dia que passa. Por isso, sem qualquer tipo de pretensiosismo, propunha que se fizesse uma selecção cuidada daqueles que, realmente, estarão precisados de receber o dito cheque. Que se aumentassem as taxas de juro bancárias e que se compensasse o aforro. Que se criassem limites ao aumento do preço das casas e que se fomentasse a existência de um mercado de arrendamento justo. Que se encontrassem alternativas ao fornecimento de produtos essenciais de forma a diminuir a elevada exposição de Macau à variação do mercado cambial.
Não sei se as medidas acima referidas seriam eficazes ou suficientes para conter a dita inflação, mas creio que a formula “pão e circo” já há muito se esgotou.
quinta-feira, abril 21, 2011
quarta-feira, abril 20, 2011
segunda-feira, abril 18, 2011
quinta-feira, abril 14, 2011
FF, no DN de ontem.
quarta-feira, abril 13, 2011
Notável.
NYTimes.
Olha esta agora...
O fcp apresentou uma queixa contra a Benfica TV. Num comunicado emitido ontem, o fcp questiona a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo se "é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?" Ora, raramente vi e não aprovo o conteúdo da Benfica TV (mas, como qualquer outro canal de televisão, temático ou não, só a vê quem quer). Não é para branquear comportamentos patéticos que escrevo isto, portanto. Mas, avançando um pouco mais, trago aqui uma pequena história: o speaker do Estádio do Dragão, em todos os confrontos com o Benfica, é useiro e vezeiro na cantoria "SLB, SLB, SLB, filhos da puta, SLB", no que é acompanhado pelo estádio em massa. Quem, como eu, várias vezes frequentou o Estádio do Dragão nos idos anos 80/90, certamente estará recordado do ambiente de verdadeira guerrilha urbana que se vivia nos confrontos com o SLB. Ninguém intelectualmente honesto poderá esquecer os comentários e afrontas de Pinto da Costa, de Reinaldo teles e de tantos dirigentes daquela casa. Isto tudo para dizer que ouvir o fcp falar agora de "incitamento ao ódio" faz lembrar a história dos dois irmãos: o mais ladino dá uma galheta ao outro, sem que os progenitores se apercebam; o outro, impulsivamente, reage a destempo e paga na mesma moeda; o primeiro chora baba e ranho, grita a sua indignação e apela à justiça materna, que de pronto actua sobre o segundo. Não gosto de irracionalidade, tal como não gosto de chicos-espertos e oportunistas.
sábado, abril 09, 2011
Se dúvidas houvesse...
"Quando as viagens de avião dos eurodeputados eram pagas ao quilómetro, eles escolhiam ir em turística. Depois, passaram a ser reembolsados só mediante a entrega do bilhete e começaram a viajar em executiva. Esta semana, o eurodeputado português Miguel Portas (do BE) fez uma proposta para que as viagens de avião com menos de quatro horas fossem só em turística. A proposta fazia poupanças públicas (por exemplo, um Lisboa--Bruxelas ficava três vezes mais barato). E tinha sentido nos tempos que correm: não dizem todos, é a crise? Então, que todos a paguem (mesmo que o que para uns seja cortar os dedos, para outros seja só aparar as unhas)... Ora o Parlamento de Estrasburgo votou contra (402-216), confirmando o egoísmo dos que podem ("temos de apertar o cinto: apertem!"). Havia, porém, uns eurodeputados em condição especial, os portugueses, que votavam na mesma semana em que o seu país foi oficialmente dado por falido. Desses, esperava-se, pelo menos, oportunismo ou fingimento. Exigia-se deles um faz-de-conta sem mácula. Mas votaram assim: 9 por e 9 contra. Quem quiser vá às notícias ver a que correspondem em grupos políticos. O importante, mesmo, foi 9 agarrarem-se ao seu privilégio do aperitivo antes do descolar. Terem-se agarrado a isso em troca de se exporem demasiado releva uma sinceridade preocupante: mostraram desprezo pelos seus eleitores e não se importam."
sexta-feira, abril 08, 2011
quinta-feira, abril 07, 2011
Bit of friendly advice, Portugal
Love, Ireland."
Sunday Independent
Daqui Posto de Comando do FMI
O primeiro-ministro demissionário da República Portuguesa, excelso engenheiro de obras feitas, mentiroso compulsivo, vítima de ataques ferozes da oposição e do presidente da República Portuguesa, fez ontem, no intervalo dos jogos da Champions League, um discurso vergonhoso, indecente, escabroso e indigno, sobretudo depois de ter andado anos a fazer o que melhor sabe: mentir descaradamente aos cidadãos.
Como ninguém é preso naquele País, o excelso engenheiro irá recandidatar-se ao lugar do qual se demitiu e, pasme-se, ainda se arrisca a ficar mais 4 anos de mãos dadas com o FMI na governação de uma sociedade à beira da ruptura.
Ainda bem que, pelo meio, teremos mais episódios recambolescos - esperemos que não haja mais nenhum maricas assassinado pelo namorado modelo - e que haverá um Benfica - Porto este mês para que as atenções sejam desviadas do que é a crua realidade: Portugal deixou de ser um País soberano. Ah, e ainda ouviremos muitas pessoas a gritar, no dia 25 p.f., Viva a Revolução de Abril!
Que te vaya bien!
segunda-feira, abril 04, 2011
Dia negro.
sábado, abril 02, 2011
Vai, Nadal!
Sou um gajo de tradições, não havendo Federer, que biba el epanhol!
sexta-feira, abril 01, 2011
Paracetamol.