sexta-feira, dezembro 21, 2007

Férias, Natal e 2008.

Meus caros, talvez ainda não saibam, mas parto amanhã neste avião


rumo à Tuga.








Entretanto, como não devo certamente andar pelo blogue nos próximos dias, desejo-vos um Santo Natal.


Espero que a vossa mesa da consoada seja farta, com muita alegria e na melhor das companhias. Desejo que o pai-natal (ou a mãe-natal) passe lá em casa e vos dê uma ou mais prenditas.




De resto, como diria alguém, desde onde o sol nasce até lá longe onde o sol se põe, desejo a todos um 2008 com muita sorte,


com muitas e belas viagens,



desafogado,


próspero,


repleto de saúde,



com muita animação e, ao fim e ao cabo,


cheio de felicidade!


Até Janeiro!


P.S.: não se esqueçam de votar na figura do ano e de deixarem o vosso comentário sobre o porquê da decisão. Abreijos!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Os problemas do mundo: um olhar sobre o envelhecimento*.

Quase chegados ao fim do ano de 2007, é tempo de reflectir na senda que tem vindo a ser trilhada pela sociedade europeia. Hoje, debrucemo-nos sobre o envelhecimento populacional.

Todas as sondagens nos dão conta do constante envelhecimento da população, com as inevitáveis consequências para a produtividade dos países. São muitas as vozes que recorrentemente alertam para os perigos que daí poderão advir.

Aqui fica um exemplo desse envelhecimento generalizado que tanto vem afligindo a Europa...


A caminho dos 44 anos, a italiana Monica Bellucci é o exemplo dos problemas que a geriatria se prepara para enfrentar. ;)


*Não creio que esta rubrica vá ter seguimento. Queria mesmo era colocar a fotografia da Sra. Monica. Já agora, para dar alguma dignidade à coisa: que sirva para desejar umas boas festas para os que partem hoje de férias!

terça-feira, dezembro 18, 2007

Estranho país este...

Por favor, vejam o vídeo...



Agora que já visionaram o vídeo acima, digam-me: o que acharam?

Eu, comecei por rir. De facto, os “Eminem à portuguesa” que podemos ver ali são patéticos!

No entanto, paulatinamente, fui deixando de achar piada. À medida que fui vendo esta relíquia, percebi que os rapazotes que ali pululam não se apercebem que são ridículos! Ora, essa falta de percepção, aliada à ausência de quaisquer valores morais e somada à estupidez colectiva, torna tudo isto muito perigoso...

Na verdade, na imagem, estão muitos dos elementos do agora tristemente famoso “gang da ribeira”. O tipo que conduz o porsche, ao que se conta, é o tal Bruno Pidá, que foi preso ontem. O carro, parece que pertence a um tal de Madureira...

[Ora, sendo que se não conhecem grandes fontes de rendimentos ao chefe da claque dos superdragões, talvez fosse bom perguntar onde foi ele arranjar dinheiro para um carro tão dispendioso (ou talvez, se se tiver coragem, se possa ir mais longe e descobrir quem lho ofereceu e porquê...)]

Que gente desta exista, é uma inevitabilidade e nada podemos fazer para evitar a sua existência. Não obstante, o preocupante é saber que estes sujeitos agem criminosa e impunemente! Verdadeiramente grave são as lutas de egos entre PJ e MP; entre Lisboa e Porto!

Durante 6 meses, viveu-se um inaudito sentimento de insegurança nas ruas do Porto, promovida por uns gajos que passam o dia no ginásio e se dizem seguranças. Durante este período, a PJ e o DIAP pouco fizeram para inverter o clima de impunidade.

A semana passada, o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, cansado da incompetência patenteada pelos responsáveis pelas investigações na invicta, decidiu atribuir a supervisão da investigação a uma procuradora de Lisboa. O que se seguiu é verdadeiramente medonho...

Feridos no seu ego e esquecendo todas as responsabilidades ante a justiça e perante o país, os magistrados do Porto recusaram qualquer convite para enfileirar a equipa liderada pela procuradora de Lisboa. Para além de incompetentes, demonstravam ser também imaturos e irresponsáveis! No fundo, indignos do cargo que ocupam! Enfim, provincianismo bacoco!

Estranhamente providencial, ontem foi lançada a operação "noite branca”. Ao que consta, a PJ do Porto há muito trazia debaixo de olho alguns suspeitos, mas a falta de provas concretas impedia-a de actuar. Entretanto, não conseguiu obter mais provas, mas, ainda assim, lançou-se a operação. Nitidamente, uma forma de desmonstrar serviço antes que a nova procuradora comece a exercer as suas funções. Sem provas suficientes, veremos quanto tempo aguentam estes sujeitos atrás das grades... e tudo por questões de rivalidade pessoal e regional. Incrível!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Probição – Parte II.


Fiquei hoje a saber que o célebre “Bolo-Rei” não mais será o bolo do brinde e da fava. Ao que parece, a UE entende que o “brinde” é perigoso (não vá alguém engasgar-se...) e decidiu proibir a sua utilização na confecção deste bolo.

Desconheço as estatísticas, mas desde já lanço um repto aos meus caros e cada vez mais ausentes leitores: alguém consegue descobrir o número exacto de assistências hospitalares, nos últimos 50 anos, motivadas pela ingestão involuntária desse pernicioso e agora probido brinde? Ofereço um Bolo-Rei (sem brinde) a quem, comprovadamente, apresentar resultados.

Enfim, para já resta-nos o bacalhau! Mas, atenção, tanto quanto nos foi dado a entender, este peixe, tão apreciado em Portugal, já anda debaixo do olho da onda proibicionista que varre o continente europeu. Parece que aquelas espinhas são um risco excessivo para as sensíveis gargantas europeias...


P.S.: E as rabanadas, será que podemos? É que aquilo costuma estar cheio de óleo...

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Proibição...

Em Portugal, a onda castradora já se faz sentir e parece que, de seguida, irá ocupar-se dos tubos de escape dos automóveis, dos telemóveis, do álcool, do excesso de sal, do óleo nas batatas, do excesso de sol e das telenovelas portuguesas; da Margarida Rebelo Pinto e dos eurodeputados; da cabelo do Herman José e do histerismo do João Baião...

Enquanto isso não acontece, a proibição de fumar em recintos fechados já chegou às prisões. Emília Nunes, responsável pela aplicação da lei na DGS, demonstra que conhece bem o seu métier...

“Para dirimir os efeitos da entrada em vigor das restrições, Emília Nunes (...) sugeriu aos Serviços Prisionais que se criem consultas antitabágicas nas penitenciárias. "É também muito importante sensibilizar os reclusos para a lei”.

Notável! Espero, sinceramente, que a dita senhora vá pessoalmente explicar aos reclusos que já nem sequer poderão fumar durante as cerca de 15 horas diárias que passam enclausurados nas respectivas celas.

Olhe, se precisar de ajuda, tente com a música abaixo...



P.S.: E anda o outro a fazer documentários sobre o aquecimento global...

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Equipa do ano!

Em baixo, poderão encontrar o conjunto de jogadores de futebol que elegi para a melhor equipa de 2007. Como bom tuga que sou, votei nos 3 portugueses nomeados. Meus caros, não custa nada! É só ir ao site e votar (link no título).

Cech, Zambrotta, R. Carvalho, Terry, Evra, C. Ronaldo, Pirlo, Kaká, Quaresma, Drogba e Nistelrooy. Treinados por Alex Ferguson.

Acordo ortográfico.

Vale a pena ler o texto de Vasco Graça Moura no "DN", sobre o absurdo acordo ortográfico cozinhado por meia-dúzia de distintos cultores da língua, que cada vez menos é a de Camões...

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Parabéns!

Acabou de vencer o mítico "Orange Bowl" (uma espécie de campeonato do mundo de ténis para juniores)! Também por isso, é legítimo que acalente o sonho de alcançar o top-5 do ténis feminino mundial já nos próximos 3/4 anos.

Tem apenas 14 anos de idade. É filha de mãe Sul-Africana e pai Angolano. Nasceu em Portugal e vive nos Estados Unidos. Chama-se Michelle Larcher de Brito.

No "El País" de hoje...

Alguien tiene que venir al rescate de José Mourinho. Tanto por solidaridad ibérica como por interés propio. Ese alguien debe ser el presidente de un club de fútbol español, uno lo suficientemente listo como para reconocer el valor de fichar al mejor entrenador desempleado del mundo. Porque, si no, tan desesperado está el ex del Chelsea por volver a trabajar que podría proponerse el calvario -absurdamente bien pagado, eso sí- de dirigir a la selección inglesa. O eso dice la prensa de allá, que informó el viernes de que Mourinho había volado de Portugal a Londres para entrevistarse con los jefes de la Football Association y proponerles un plan para revitalizar a la moribunda Albión.

Sería terrible. Un desperdicio de talento mucho mayor que el de David Beckham, cuya decisión de semirretirarse en la Liga de Estados Unidos se apoya en la realidad de que le habrían quedado sólo dos o tres años más de fútbol serio, y en la necesidad de satisfacer los caprichos de su mujer. Pero el semirretiro para Mourinho, que con sus 44 años tiene por lo menos 20 más por delante como entrenador de primer nivel, es algo que el mundo del fútbol no debe permitir. No sólo porque es un ganador nato (nos guste o no el fútbol que practica), sino también porque es un grandísimo showman. Con sus ingeniosas sandeces y con esa arrogancia de dios griego que emana, aporta un valor incomensurable al espectáculo más grande de la Tierra. Para el fútbol español, que en los últimos tiempos está perdiendo ratings globales frente al inglés, ficharle sería toda una inyección de vitaminas.

Sólo podrían pagar su sueldo uno de los cuatro o cinco grandes clubes, claro. El Valencia podría haber sido una opción (si la fue y optaron por Koeman, no entienden nada). El Sevilla podría seguir siéndolo, aunque es difícil imaginar una feliz convivencia entre los superegos de Mourinho y José María del Nido. Y como el Atlético de Madrid va de cine de repente con Javier Aguirre, nos quedamos con el Real Madrid o el Barcelona.

Sería una gozada presenciar la guerra de palabras que se desataría entre el Madrid y el Barça en el caso de que el portugués asumiera el mando en el Bernabéu. Lamentablemente, no parece que vaya a ocurrir. Por la falta de imaginación, primero, de la actual cúpula del club y, segundo, por el hecho innegable de que Schuster está obrando milagros dados los desastrosos fichajes del verano.

El Barcelona, en cambio, no debe ser una posibilidad tan remota para el veterano del Camp Nou, y ex intérprete de Bobby Robson, que en tres segundos y medio llevó al Oporto, y después al Chelsea, de la nada a la gloria. No le vendría mal una dosis mourinhista a este Barça cansino, como tampoco le vendría mal a Ronaldinho. Mejor el incandescente portugués para sacar al brasileño de su letargo que el elegante pero somnífero Frank Rijkaard. El roce entre Schuster y Mourinho, por otro lado, sería lo más grandioso desde los tiempos de Wellington y Napoleón.


Quem discorda?

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Viana Teles e Carlos Braga

Rezam as crónicas que Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (doravante, "xô Viana Teles"), decorria o ano de 1968, esteve exilado em Inglaterra. Com saudades do seu Brasil, igualmente se conta que andava tristonho e cabisbaixo.

Ao saber do seu sofrimento, Roberto Carlos Braga (doravante, "xô Carlos Braga"), ao tempo um tipo espigadote e todo pipi, decidiu-se a prestar uma visita ao xô Viana Teles, fazendo acompanhar-se do seu violão.

Após tão pungente encontro, há quem assevere que o xô Carlos Braga ficou deveras abalado com o estado de prostração em que viu mergulhado o xô Viana Teles e, por isso mesmo, decidiu dedicar-lhe uma música.

No recanto do seu lar, xô Carlos Braga porfiou e, num lampejo de inspiração que raramente acomete a mesma pessoa duas vezes durante a vida (ou durante uma mesma encarnação, para os budistas), escreveu e musicou uma das mais belas músicas brasileiras dos anos 60/70! Aqui, superiormente interpretada pelo xô Viana Teles...

Ladrões...


Quem segue este blogue desde o início, sabe que raramente aqui abordo temas político-sociais referentes a Macau. Abro hoje uma excepção.

Numa daquelas ladainhas populistas, Au Kam Sam* (parece que é deputado) reafirmou a lengalenga patética e pouco informada (que tive o desprazer de aturar recorrentemente noutras latitudes), de acordo com a qual os portugueses estiveram presentes em Macau durante 400 anos para extorquir o território. Enfim, apelidou-nos de ladrões.

Devolvo-lhe o epíteto, bem sabendo que fica muito aquém de lhe fazer justiça. Não me recordo, neste nosso mundo, de ver um sujeito com tais responsabilidades ofender tão despudoradamente uma das comunidades do território de que se diz representante...

Razão tinham os antigos, quando nos diziam que quanto mais te baixas, mais se te vê o cu...

* Diz que o finguelas do lado direito da foto é o tal...

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Vem aí a Casa do Benfica de Macau

Decorreu ontem no Club Militar de Macau um jantar de simpatizantes benfiquistas residentes em Macau. Foi um ajuntamento muito agradável e considerável, pese embora algumas notadas ausências de notáveis benfiquistas do Oriente. De todo o modo estão de parabéns os organizadores do repasto, o grandioso Galamba e companhia.
Ficou-se a saber que já está constituída uma associação de direito macaense que dará lugar no futuro à Casa do Benfica de Macau. Circularam fichas de inscrição de associado da Casa, que cada um de nós subscreveu (quem não esteve presente e se queira inscrever, pode recolher uma ficha de inscrição no Club Militar de Macau ou na “delegação da Taipa”, o Restaurante “O Santos”, sito na Rua do Cunha, na Taipa. Grande Santos, um benfiquista dos sete costados e um Homem com H grande). Fixou-se o dia 15 de Janeiro de 2008 como o prazo limite para inscrição como associado. Depois, decorrerão as eleições. Está formada uma comissão de trabalho para melhorar os estatutos e os adaptar à situação de Macau. Integram o grupo juristas de renome entre os quais avulta o jurisconsulto Araújo e Sá e o criminalista Pedro Leal.
Uma ideia fundamental unanimemente defendida no jantar é a ligação estreita que se quer ter com o Sport Macau e Benfica, agremiação que de forma tão briosa e frutífera tem levantado bem alto o nome do Glorioso nestas latitudes e junto da juventude de Macau. Foi uma festa bonita que contribuiu para cimentar uma convicção, já de si inabalável, que tenho para mim: o Benfica é o maior.

Veiga dixit.


Publicadas no jornal "O Jogo", façamos uma comparação entre as mais recentes declarações deste finório do futebol português, com o que o próprio afirmava há bem pouco tempo...

Passado
"Não sou eu a figura que está ligada aos Guímaros; aos quinhentinhos; aos Silvanos; ao Chicos Silva; aos Calheiros e às viagens ao Brasil; Apito Dourado..." "Estava à espera também que fosse esclarecida a relação de promiscuidade que o senhor António Araújo tem com o senhor Nuno" "A estrutura do Benfica é sólida e não vai abanar nunca... Pinto da Costa está desesperado".

Presente
"O sucesso de Pinto da Costa não está apenas na fruta, no chocolate ou na influência que se pensa ter nas pessoas e instituições" "Pinto da Costa é uma pessoa audaz, astuta, inteligente, muito inteligente e adora futebol, o que pode ser considerado uma vantagem sobre a concorrência" "Pinto da Costa rodeia-se das pessoas certas. Ao contrário do Benfica, o FC Porto não aguentará tanto tempo sem ganhar".

terça-feira, dezembro 04, 2007

Urso de peluche.


Publicado no "Expresso", a propósito de Gillian Gibbons, que foi condenada a 15 dias de prisão efectiva depois de ter deixado que os seus alunos colocassem o nome de "Maomé" a um urso de peluche...

o natal

na senda da posta da semana passada, deixo-vos outro anúncio da nossa juventude.
infantil, é certo, com laivos de malvadez, mas quem não se lembra dele?

camarate, 27 anos


faz hoje 27 anos que caiu um cessna no bairro de angola em camarate.

morreram, entre outros, Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro e Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa.

apesar de, nessa data, ter apenas 5 anos, lembro-me perfeitamente de ter acompanhado na rtp as cerimónias fúnebres.

considero que esse trágico acontecimento marca o fim de um período em que ainda acreditavamos nos nossos políticos e nas suas ideias.

as teses sobre acidente ou crime multiplicaram-se: as de atentado, nunca chegaram a tribunal; as de acidente, acabariam por vingar, à força, digo eu.

na boa linha do pensamento lusitano, de matriz sebastianista, nado e criado na batalha de alcácer quibir, Sá Carneiro, respeitado por quase todos os quadrantes políticos, ficará para sempre ligado à nossa história.

Paz às suas almas.