quinta-feira, junho 30, 2011

Retrato de uma geração?

Se há uma semana me falassem de um tal de Angélico, não saberia dizer quem era. Hoje, obviamente, já não posso dizer a mesma coisa. A cobertura mediática e as notícias “ao minuto” varreram os jornais, de montante a jusante. Tivemos de tudo à porta do S. António: miúdas giras de silicone à espreita e vestidas como se estivessem na discoteca da esquina; rapazolas musculados e de penteados extravagantes, inundados de soberba; e adolescentes confusas, de mãos dadas, a entoar canções do ídolo que definhava lá dentro. No meio disto tudo, sobravam os familiares do rapaz, que tiveram que levar com toda esta fantochada mediática. Se fosse mauzinho, teria de apelidar a coisa de devassa da vida privada... Enfim, no acidente de que tanto se fala, dois jovens perderam a vida e uma outra adolescente encontra-se em estado muito grave. É um momento de grande dor para as famílias das vítimas mortais. Tal como o é para as famílias das outras 800 vítimas que anualmente encontram a morte nas estradas da Tuga (2600 na década de 80). Só espero que as campanhas sobre o uso do cinto de segurança saibam utilizar este trágico acidente de forma a evitar outras mortes - pelo menos entre os mais jovens. No entanto, a postura e a futilidade daquela deslumbrada malta jovem que se via cirandar à porta do hospital fazem-me duvidar do sucesso de qualquer campanha de prevenção. Pode ser que esteja enganado.

quarta-feira, junho 29, 2011

Vambora, rapaz!


aqui tinha falado do rapaz e volto hoje à carga. Frederico Silva, de apenas 16 anos, qualificou-se ontem para a terceira ronda do quadro júnior de Wimbledon.

terça-feira, junho 28, 2011

Salvador Fernandes Caetano (1926-2011).

Morreu Salvador Caetano, um dos maiores empreendedores que Portugal conheceu. Vale a pena ler este artigo de Manuel Tavares.

quinta-feira, junho 23, 2011

Tem a sua piada.

http://aeiou.expresso.pt/finlandeses-contra-atacam-com-nova-satira=f657224

sexta-feira, junho 17, 2011

10 votos

Hola!
Ontem falei de escolas por causa dos auditores de justiça copiões.
Hoje também vou falar de escolas: quando era chavalito candidatei-me a chefe de turma e ganhei. Tive, nessa altura, lá para os idos anos 80, alguns 20 votos.
Posteriormente, por alturas do secundário, candidatei-me a mais umas coisas e tive sempre para cima de 10 votos, ganhando ou não, que isso não interessa.
10 votos, nem que sejam os da minha mãe, do meu pai, do meu primo ou do meu tio, já para não falar na malta da futebolada, não é assim uma coisa muito difícil de arranjar.
Por isso, meus amigos, para as próximas eleições legislativas, o meu objectivo é ultrapassar 10 votos. Se não o conseguir, demito-me, nunca mais volto à política nem tampouco botarei faladura na comunicação social.
Que te vaya bien!

quinta-feira, junho 16, 2011

Recebido via email.

De ir às lágrimas! ;)



"Desabafos de um quarentão em crise existencial.....

Este ano reparei numa coisa na praia. Toda a gente parece que faz depilação. E por toda a gente entenda-se miúdos de 18 anos, coisa que eu quero desesperadamente parecer. Olho para o meu grupo de amigos: temos todos barriga de cerveja, a maioria ou é ...careca ou está para ser e pior temos pêlos nos sovacos. E parece que ter pêlo no sovaco é coisa de velho. Vai daí, decido no outro dia entrar nesse fascinante mundo novo da depilação masculina. Saco da minha Gillete e do meu aparador de cabelo e começo a minha demanda. Dura aproximadamente duas horas e no fim tenho a casa de banho com pêlos até na minha escova de dentes. Mas desde logo noto a evidente mudança: a minha pila parece visivelmente maior atingindo facilmente os 25 cm. Com os pêlos do peito cortados pareço mais magro 20 quilos. E os tomates roçam de alegria um no outro, pela primeira vez desde os meus doze anos. Rapidamente quero mostrar ao mundo a minha nova imagem, razão pela qual usei durante uma semana t-shirts de gola em bico até ao umbigo e calças de cinta descida. O pior no entanto ainda estava para vir. Uma semana depois do meu novo look, os pêlos começaram a querer crescer. Neste momento não consigo caminhar dois passos sem ter que coçar os tomates. Não consigo sequer juntar as pernas pelo que pareço alguém que foi enrabado há dois minutos (imagem à qual t-shirts com gola em bico não ajudam). É impossível usar cinto de segurança, porque me toca no peito, e eu tenho alguns 2000 pêlos encravados incluindo nos mamilos. Para a próxima, quando quiser parecer jovem e na crista da onda, começo mas é a fumar ganzas
!"

Copistas

Hola!
É triste ver os candidatos a futuros magistrados da joint-venture "FMI/CE/BCE (Sucursal de Portugal)" a portarem-se como chavalitos da primária quando a professora tem de ir à casa-de-banho fazer um xixi e a senhora contínua, agora pomposamente apelidada de auxiliar educativa ou coisa que valha, fica a vigiar o teste de meio físico e social.
No entanto, tenho para mim que tristeza maior é não anular o exame e mandá-los (a todos!) tirar um curso de árbitros de futebol, profissão em que, com copianço ou não, poderiam dar largas à propensão marginal para alterar as regras e ajuizarem a seu bel-prazer.
Já agora, no exame psicológico, qual vai ser a nota dos copistas?
Que te vaya bien!

O "jet-set" moçambicano, por Mia Couto.

"Já vimos que, em Moçambique, não é preciso ser rico. O essencial é parecer rico. Entre parecer e ser vai menos que um passo, a diferença entre um tropeço e uma trapaça.
No nosso caso, a aparência é que faz a essência. Daí que a empresa comece pela fachada, o empresário de sucesso comece pelo sucesso da sua viatura, a felicidade do casamento se faça pela dimensão da festa. A ocasião, diz-se, é que faz o negócio. E é aqui que entra o cenário dos ricos e candidatos a ricos: a encenação do nosso "jet-set".
O "jet-set" como todos sabem é algo que ninguém sabe o que é. Mas reúne a gente de luxo, a gente vazia que enche de vazio as colunas sociais.
O jet-set moçambicano está ainda no início. Aqui seguem umas dicas que, durante o próximo ano, ajudarão qualquer pelintra a candidatar-se a um jet-setista. Haja democracia! As sugestões são gratuitas e estão dispostas na forma de um pequeno manual por desordem alfabética:

Anéis - São imprescindíveis. Fazem parte da montra. O princípio é: quem tem boa aparência é bem aparentado. E quem tem bom parente está a meio caminho para passar dos anéis do senhor à categoria de Senhor dos Anéis O jet-setista nacional deve assemelhar-se a um verdadeiro Saturno, tais os anéis que rodeiam os seus dedos. A ideia é que quem passe nunca confunda o jet-setista com um magaíça*, um pobre, um coitado. Deve-se usar jóias do tipo matacão, ouros e pedras preciosas tão grandes que se poderiam chamar de penedos preciosos. A acompanhar a anelagem deve exibir-se um cordão de ouro, bem visível entre a camisa desabotoada.

Boas maneiras - Não se devem ter. Nem pensar. O bom estilo é agressivo, o arranhão, o grosseiro. Um tipo simpático, de modos afáveis e que se preocupa com os outros? Isso, só uma pessoa que necessita de aprovação da sociedade. O jet-setista nacional não precisa de aprovação de ninguém, já nasceu aprovado. Daí os seus ares de chefe, de gajo mandão, que olha o mundo inteiro com superioridade de patrão. Pára o carro no meio da estrada atrapalhando o trânsito, fura a bicha**, passa à frente, pisa o cidadão anónimo. Onde os outros devem esperar, o jet-setista aproveita para exibir a sua condição de criatura especial. O jet-setista não espera: telefona. E manda. Quando não desmanda.

Cabelo - O nosso jet-setista anda a reboque das modas dos outros. O que vem dos americanos: isso é que é bom. Espreita a MTV e fica deleitado com uns moços cuja única tarefa na vida é fazer de conta que cantam. Os tipos são fantásticos, nesses vídeo-clips: nunca se lhes viu ligação alguma com o trabalho, circulam com viaturas a abarrotar de miúdas descascadas. A vida é fácil para esses meninos.
De onde lhes virá o sustento? Pois esses queridos fazem questão em rapar o cabelo à moda militar, para demonstrar a sua agressividade contra um mundo que os excluiu mas que, ao que parece, lhes abriu a porta para uns tantos luxos. E esses andam de cabelo rapado. Por enquanto.

Cerveja - A solidez do nosso matreco vem dos líquidos. O nosso candidato a jet-setista não simplesmente bebe. Ele tem de mostrar que bebe. Parece um reclame publicitário ambulante. Encontramos o nosso matreco de cerveja na mão em casa, na rua, no automóvel, na casa de banho. As obsessões do matreco nacional variam entre o copo e o corpo (os tipos ginasticam-se bem). Vazam copos e enchem os corpos (de musculaças). As garrafas ou latas vazias são deitadas para o meio da rua. Deitar a lata no depósito do lixo é uma coisa demasiado "educadinha". Boa educação é para os pobres. Bons modos são para quem trabalha. Porque a malta da pesada não precisa de maneiras. Precisa de gangs. Respeito? Isso o dinheiro não compra. Antes vale que os outros tenham medo.

Chapéu - É fundamental. Mas o verdadeiro jet-setista não usa chapéu quando todos os outros usam: ao sol. Eis a criatividade do matreco nacional: chapéu, ele usa na sombra, no interior das viaturas e sob o tecto das casas. Deve ser um chapéu que dê nas vistas. Muito aconselhável é o chapéu de cowboy, à la Texana. Para mostrar a familiaridade do nosso matreco com a rudeza dos domadores de cavalos. Com os que põem o planeta na ordem. Na sua ordem.

Cultura - O jet-setista não lê, não vai ao teatro. A única coisa que ele lê são os rótulos de uísque. A única música que escuta são umas "rapadas e hip-hopadas" que ele generosamente emite da aparelhagem do automóvel para toda a cidade. Os tipos da cultura são, no entender do matreco nacional, uns desgraçados que nunca ficarão ricos. O segredo é o seguinte: o jet-setista nem precisa de estudar. Nem de ter Curriculum Vitae. Para quê? Ele não vai concorrer, os concursos é que vão ter com ele. E para abrir portas basta-lhe o nome. O nome da família, entenda-se.

Carros - O matreco nacional fica maluquinho com viaturas de luxo. É quase uma tara sexual, uma espécie de droga legalmente autorizada. O carro não é para o nosso jet-setista um instrumento, um objecto. É uma divindade, um meio de afirmação. Se pudesse o matreco levava o automóvel para a cama. E, de facto, o sonho mais erótico do nosso jet-setista não é com uma Mercedes. É, com um Mercedes.

Fatos - Têm de ser de Itália. Para não correr o risco do investimento ser em vão, aconselha-se a usar o casaco com os rótulos de fora, não vá a origem da roupa passar despercebida. Um lencinho pode espreitar do bolso, a sugerir que outras coisas podem de lá sair.

Óculos escuros - Essenciais, haja ou não haja claridade. O style - ou em português, o estilo - assim o exige. Devem ser usados em casa, no cinema, enfim, em tudo o que não bate o sol directo. O matreco deve dar a entender que há uma luz especial que lhe vem de dentro da cabeça. Essa a razão do chapéu, mesmo na maior obscuridade.

Simplicidade - A simplicidade é um pecado mortal para a nossa matrecagem. Sobretudo, se se é filho de gente grande. Nesse caso, deve-se gastar à larga e mostrar que isso de país pobre é para os outros.
Porque eles (os meninos de boas famílias) exibem mais ostentação que os filhos dos verdadeiros ricos dos países verdadeiramente ricos. Afinal, ficamos independentes para quê?

Telemóvel - Ui, ui, ui! O celular ou telemóvel já faz parte do braço do matreco, é a sua mais superior extremidade inferior. A marca, o modelo, as luzinhas que acendem, os brilhantes, tudo isso conta. Mas importa, sobretudo, que o toque do celular seja audível a mais de 200 metros. Quem disse que o jet-setista não tem relação com a música clássica? Volume no máximo, pelo aparelho passam os mais cultos trechos: Fur Elise de Beethoven, a Rapsódia Húngara de Franz Liszt, o Danúbio Azul de Strauss. No entanto, a melodia mais adequada para as condições higiénicas de Maputo é o Voo do Moscardo.

Última sugestão: nunca desligue o telemóvel! O que em outro lugar é uma prova de boa educação pode, em Moçambique, ser interpretado como um sinal de fraqueza. Em Conselho de Ministros, na confissão da Igreja, no funeral do avô: mostre que nada é mais importante que as suas inadiáveis comunicações. Você é que é o centro do universo! "

segunda-feira, junho 13, 2011

Aí vai ele.



Escolheu filosofia em França - ele agora já pode escolher, não precisa de uma universidadezita privada qualquer. O seu sonho de suprema grandeza e a total ausência de raciocínio lógico levam-me a crer que, para já, temos surrealista. Mas, esperem!, o rapaz há-de querer criar qualquer coisa nova; qualquer coisa dele; uma nova corrente de pensadores. Vai dar-se bem, o artista. Nem que para isso tenha de estudar ao Domingo.

sábado, junho 11, 2011

E é isto.



Leio na imprensa que ante a pergunta “Prefere ver o clube do coração jogar a final da Champions ou sair com a Adriana Lima?”, 52% dos homens responderam a favor da bola. Ponto prévio: desconheço se a pergunta foi só feita a gajos inscritos na ILGA. Ora bem, pela parte que me toca, até estive presente no último Europeu e Mundial e não fiquei sequer para ver Portugal nos quartos-de-final. Não sei se isto responde à pergunta.

Dia de Portugal em estrangeiro.




Humm, bem gostava que me explicassem por que é que muitos desejam um bom dia de Portugal no facefuças em língua estrangeira. Deve ser por causa do fenómeno "internacionalização". Para agradar ao Camões não há-de ser certamente...

sexta-feira, junho 10, 2011

Parabéns!!!

João Gilberto, o pai da bossa-nova, faz hoje 80 anos. Parabéns!

A ver se o tempo ajuda...

Semelhança.

Qual a semelhança entre Ng Kuok Cheong e Lewis Hamilton? Como salta à vista desarmada, não é nem o pantone nem o formato dos olhos. Ambos ocultam as frustrações, a incompetência e a falta de qualidade por detrás da costumeira desculpa dos fracos: a discriminação.

Parabéns, Ricardinho!



quinta-feira, junho 09, 2011

Os xuxalistas tecnológicos...



terça-feira, junho 07, 2011

Demissão, por Vasco Palmeirim.

Patetices.

Na final da Liga Europa, Rolando exibiu a bandeira de Cabo Verde - terra onde nasceu. Apareceram por aí umas luminárias a criticar o moço. E eu fiquei estupefacto! Se criticassem o chapéu colombiano do Guarín ou a bandeira argentina do Belluschi, talvez ainda percebesse (e, vai daí, também não percebia); agora, criticar alguém que exibe a bandeira de um país umbilicalmente ligado ao nosso, não consigo, não posso e não quero aceitar. Gente pequena, mesquinha e complexada. Ao contrário do que julgam, são tudo menos patriotas: são apenas palermas.

sábado, junho 04, 2011

Ainda e sempre.



No Domingo, como não poderia deixar de ser, os dois embaixadores do ténis voltam a encontrar-se, na final de Roland Garros. Também como sempre, estou pelo Federer - ainda que reconheça o favoritismo de Nadal. A ver vamos.

Ferreira Fernandes.

"Os tripulantes da TAP vão fazer dez dias de greve. Eu sempre gostei de gestos atrevidos. Por isso ainda me lembro de René Higuita. Guarda- -redes colombiano, brilhou no seu clube, o Atlético Nacional, e na selecção. Era bom, mas tanto como outros de quem já me esqueci o nome. De Higuita, El Loco, lembro- -me. A bola caía-lhe na área, e ele esperava o adversário para o fintar. Deve ter sido o guarda-redes que mais ataques de coração deu aos seus adeptos. Inventou uma defesa, arriscadíssima: quando a bola vinha em sua direcção, pelo ar, atirava-se em mergulho para a frente, mas não a agarrava. Deixava que a bola sobrevoasse a sua cabeça e as suas costas e quando se pensava que ela ia entrar na baliza, com os calcanhares cortava-lhe o perigo. Chamaram àquela jogada a defesa do escorpião, porque também este se defendia com a cauda. Esperava-se que o ponto alto de Higuita fosse o Mundial de 90, em Itália. A Colômbia chegou aos oitavos e deveria continuar: jogava com o fraco Camarões. A dado momento, Higuita saiu da sua área e deu-lhe para fintar Millá, um velho e astuto camaronês. Não fintou. E a Colômbia foi para casa. Mas ainda me lembro de Higuita. Também vou lembrar-me deste gesto atrevido na TAP, do fintar a crise com uma greve - a cauda do escorpião a picar o seu próprio ganha- -pão. A concorrente Ryanair também gosta de gestos soberbos: mandou dez rosas ao sindicato, uma por cada dia de greve da TAP."

quinta-feira, junho 02, 2011

Feast your eyes...

Pois...

Sempre atento...

quarta-feira, junho 01, 2011

Hotéis.

Interessante.

Roland Garros.



Depois de um jogo notável contra Monfils, Federer vai agora defrontar Djokovic. Ora, este último tem estado avassalador neste início de época e encontra-se a uma vitória de igualar o record de McKenroe (42 vitórias seguidas). Com 29 anos (fará 30 este ano), conseguirá Federer ultrapassar o (até agora) imbatível Djokovic?


Hoje, nos quartos-de-final, temos ainda outro grande jogo: Nadal-Soderling.