MACA(U)quices
Sobre Macau e não só ...
quinta-feira, maio 31, 2007
Alguém se lembra?
Isto é de um filme... Alguém se lembra do título do filme ou do actor que iniciou este diálogo? Elogio é elogio...
Melvin Udall: Don't be pessimistic, it's not your style. Okay, here I go: Clearly, a mistake. I've got this, what - ailment? My doctor, a shrink that I used to go to all the time, he says that in fifty or sixty percent of the cases, a pill really helps. I hate pills, very dangerous thing, pills. Hate. I'm using the word "hate" here, about pills. Hate. My compliment is, that night when you came over and told me that you would never... well, you were there, you know what you said. Well, my compliment to you is, the next morning, I started taking the pills.
Carol Connelly: I don't quite get how that's a compliment for me.
Melvin Udall: You make me want to be a better man.
;)
quarta-feira, maio 30, 2007
terça-feira, maio 29, 2007
Sucesso bloguista?
CAMPANHA PETIÇÃO AQUILINO RIBEIRO- [ Translate this page ]
http://www.tugamacau.blogspot.com/ (com 26 comentários não favoraveis) http://inacreditavel.ioio.info/?cat=1 (O Malhadinhas) ...monarquia-portugal.forumactif.com/.../CAMPANHA-PETICAO-AQUILINO-RIBEIRO-p17585.htm - 42k - 27 May 2007 - Cached - Similar pages - Note this
4 luni, 3 saptamini si 2 zile
O Festival de Cannes distinguiu o filme do Romeno Christian Mungiu, "4 Meses, 3 Semanas e 2 dias", com a Palma d'Ouro do Festival.
Ao que se conta, o filme foi produzido com um orçamento especialmente reduzido, o que valoriza ainda mais o prémio obtido.
Vencedor ou não, como grande admirador da obra do realizador de "Underground", devo dizer-vos que estou ansioso por ver o seu novo filme.
segunda-feira, maio 28, 2007
O melhor guarda-redes do mundo...
Recordo o número 99 que VB escolheu para colocar na sua camisola quando regressou ao FCP (dizem que se refere ao número de golos que encaixou ao serviço do Barça no primeiro ano que por lá andou).
sábado, maio 26, 2007
E esta, hein?
quarta-feira, maio 23, 2007
Em defesa da Lingua Portuguesa
Por isso aconselho a todos, os que como eu, estão longe das nossas livrarias de referência, a visitarem o site www.dominiopublico.gov.br,Segundo Marcelo rebelo de Sousa, "Lá estão 732 obras da nossa literatura''.
Acontece que o Governo Brasileiro pretende retirar o site da internet, imagine-se, por falta de visitas que justifiquem a manutenção do ''site on-line''.
Irmandade, toca a fazer o link, para que não seja dada mais uma machadada na lingua portuguesa, desta vez, com sotaque da terra de ''Vera Cruz''.
Abraço.
Humilhação?
P.S.: Obrigado à INA por me ter feito chegar a notícia!
E se fosse mesmo Tuga?
Desde já, ressalta a curiosidade de Manoel de Oliveira completar 100 anos em 2008! E, ao que parece, ainda com um vigor e uma vivacidade invejáveis.
De seguida, diga-se que o filme versa sobre a teoria de que Cristóvão Colombo era Português.
A ideia explorada pelo filme não é nova, mas tal teoria nunca colheu grandes apoiantes (surpreendentemente, nem em portugal). Augusto Mascarenhas Barreto foi o investigador que mais explorou esta possibilidade. Aliás, o livro de José Rodrigues dos Santos, o "Códex 632", em grande medida, é baseado nos estudos e nas conclusões daquele investigador.
Em Espanha, agitam-se as águas e tenta-se provar à saciedade que Colombo nasceu na Catalunha. Em Portugal, não obstante as possibilidades e argumentos não serem despiciendos, nada se diz sobre a eventual nacionalidade portuguesa do explorador (segundo Barreto, nascido em Cuba, no Alentejo).
Augusto Mascarenhas Barreto passou 20 anos investigando as origens de Colombo. Aqui vos deixo com as declarações por si proferidas em 1992. Atentem no tom especialmente jocoso e corrosivo que lhes empresta...
"No séc. XV, era impossível a um genovês chegar cá e casar logo com a filha de um Bartolomeu Perestrelo. No séc. XV, era impossível a um genovês, cardador de lã e taberneiro, chegar cá e o rei mandá-lo sentar na sua presença para conversarem, convidá-lo para a mesa. E escrever-lhe uma carta em tom de nosso querido amigo Cristóvão Colombo, em Sevilha. Estamos no séc. XV, não estamos no século XX. E mesmo no séc. XX, se aparecer por cá um cardador de lã, genovês, nem sequer vai poder falar com o Mário Soares, nem sequer com o Cavaco (...) Era também impossível que no séc. XV um taberneiro cardador de lãs, que até aos 24 anos só tinha problemas com os credores tivesse os seus conhecimentos de cosmografia, ciência náutica, teologia, línguas clássicas e até actuais. Depois havia uma data de discrepâncias, porque ele dizia que tinha andado com os portugueses no mar desde os catorze anos; não podia ser o mesmo. Além disso, "o outro" nasceu em 1451 e eu acabei por verificar pelas próprias declarações do Colombo que nasceu em 1448. Como é pouco natural que um homem nasça duas vezes, parti do princípio que estava errado. Outra coisa ainda: os genoveses apresentam uma casa onde supostamente Colombo nasceu (já a devem ter mostrado ao Presidente Mário Soares, pois apresentam-na a todos os saloios). É uma casa que foi adquirida pelo pai do cardador de lãs cinco anos depois de este ter nascido e, mesmo assim, consegue nascer nessa casa, o que é difícil de aceitar mesmo para um analfabeto que não saiba matemática".
Augusto Mascarenhas Barreto explicando as razões que o levaram a colocar em causa a tese do Cristóvão Colombo genovês.
P.S.: Quando quiserem (e puderem), vejam este artigo. É interessante.
terça-feira, maio 22, 2007
Ó xô Engenheiro...
O engenheiro no seu melhor...
Terá razão?
"Those who did not have the talent to make it as players do not believe in the talent of players, they do not believe in the ability to improvise in order to win football matches. In short, Benitez and Mourinho are exactly the kind of coaches that Benitez and Mourinho would have needed to have made it as players."
Jorge Valdano
segunda-feira, maio 21, 2007
sábado, maio 19, 2007
FCP vs Desp. Aves
O Professor Neca (risos) é o treinador do Desportivo das Aves, próximo adversário do FCP.
O Aves ainda sonha com a manutenção na primeira Liga, no entanto, o seu ilustre treinador saiu-se com esta: "O Aves pode ficar na Liga, mas se depender de um resultado positivo no Dragão então o cenário... está descartado."
E não se ficou por aqui, atirando: "Tenho amigos do FC Porto e andaram na frente 28 jornadas. Votei em Quaresma e Anderson como dois dos melhores do campeonato. Era justo."
Este medíocre treinador é o exemplo acabado das doenças de que ainda enferma o campeonato Português: pequenez, laxismo, comodismo, receio, desonestidade...
Não me interpretem mal! Mesmo que na posição do FCP estivesse o meu SLB, sempre verberaria tais infelizes declarações. Também me parece óbvio que o FCP vai vencer o Aves e sagrar-se campeão, pelo que poucas hipóteses restam à equipa do Prof. Neca. Mas eu não sou o treinador do Aves, porra! Se a ideia era motivar os seus jogadores, tente outra vez caro Prof. Neca (mais risos)...
Bom FDS (outra vez)!
Lavar a honra.
Deixo-vos aqui o link da notícia (o link para o vídeo está no corpo da notícia). Execráveis, estas "mortes de honra"!
Bom FDS!
sexta-feira, maio 18, 2007
Festança!
Abreijos!
Na Bélgica é que é...
Alertado pelo xô Mota, eis que aqui coloco a notícia política mais importante desde que a Cicciolina entrou no mundo político Italiano: a candidatura de Tania Derveaux ao Senado Belga!
Diz a Tania que, à semelhança de outros políticos, a promessa que lança também não é para cumprir... Está bem, está!!! Olha que há governos que caem por bem menos! Se não te "pões a pau", nem quero imaginar o que é que os eleitores são capazes de te fazer...
Abreijos!
P.S.: Parece que já estou a imaginar a próxima campanha eleitoral do BE e da sua Ana Drago... ;)
"Um tanto ao quanto ARRAMPANADO*..."
Caríssimos,
Como o Blog do Xô Vici é visitado por uma enorme comunidade, acho que já reveste os contornos de um verdadeiro de verdadeiro Serviço Público.
É por essa razão que decidi publicar estas (chocantes, mas espero que pedagógicas) imagens, de alguém que, talvez tenha sido um dos ídolos de muitos de nós...
Abraço.
*(Do latim Arranpanadium, destruído, desgastado,desfeito....enfim, todo partido.)
quinta-feira, maio 17, 2007
Das petições online.
As petições online estão definitivamente na moda!
quarta-feira, maio 16, 2007
Amor de mãe?...
O título é altamente sarcástico mas a situação noticiada é deveras perturbante.
Revoltante.
Soltas!
Meus caros, hoje acordei bem cedo para uma jogatana de ténis com o xô Mota! Escusado será dizer que o nível técnico-táctico foi extremamente elevado, já para não falar na condição física apresentada, que quase nos fez parecer jogadores da equipa de futebol do SLB...
Sexta-feira há mais!
Déjà Vu
Sócrates
O xô Primeiro-Ministro, a propósito do desaguisado com Helena Roseta (referente à escolha do candidato do PS à Câmara de Lisboa), asseverou que no PS um candidato não se resolve por carta... De facto, a única coisa que no PS se resolve por carta... são as licenciaturas!
Reverendo Falwell
Lembram-se do Reverendo Falwell, o dos "Teletubbies"? Pois saibam que morreu e, como sempre, são muitas e bem diversas as opiniões sobre a sua acção em vida...
Boa Tarde!!!
P.S.: Posso afiançar-vos que não há qualquer intenção esconsa pelo facto de ter colocado um post, onde, em cima e em baixo, respectivamente, se encontram José Sócrates e o Reverendo Falwell.
terça-feira, maio 15, 2007
Azar ou aselhice?
Ludovic Giuly, o extremo Francês que joga no FC Barcelona, queixa-se que Domenech (o treinador da selecção de futebol Gaulesa) não o convoca para a selecção por causa de uma vingança pessoal.
Depois de ter participado num concurso televisivo, Giuly decidiu enviar uma mensagem à apresentadora do programa de televisão. Acontece que a apresentadora era a mulher de Domenech...
O jogador já se desculpou por tal acto, dizendo que desconhecia a relação que a mulher mantinha com Domenech e que ela "não é o seu tipo"! Imagino se fosse...
Se aceitas um conselho, naturaliza-te Tuga, pá! Dás um certo jeito e, a ver pelo feitio de Scolari, se te meteres com a esposa, és gajo para abandonar o futebol prematuramente...
Abreijos!
segunda-feira, maio 14, 2007
Fotografias do mundo - 1
Meus caros, a partir de agora e todas as semanas, vou procurar colocar aqui uma foto cujo conteúdo histórico seja relevante.
Regra geral, as fotos premiadas pelo World Press Photo resultam, ou de um bambúrrio do fotografo (as mais das vezes para infelicidade do fotografado), ou da inegável carga dramática e/ou histórica da fotografia (parece-me ser este o caso da foto acima).
Por isso e para começar, nada melhor que este retrato premiado em 1957. Na imagem, podemos observar Dorothy Counts, uma das primeiras negras cuja entrada foi permitida numa "escola de brancos", nos Estados Unidos da América. Atentem no sentimento de compreensão e tolerância que irradia da face do tipo do lado direito da fotografia...
Boa semana!
sábado, maio 12, 2007
Há cada uma...
Realmente, escolher para tal cargo um país economicamente destroçado e com uma inflação superior a 1000%, só pode ser de visionário...
Carta de emigrante!
Não podia deixar de partilhar convosco a missiva que me foi enviada pelo meu dilecto amigo "Armindo" de Perpignan, um ilustre emigrante Tuga em França...
sexta-feira, maio 11, 2007
U2 e Marley
O fim-de-semana está a chegar! Bom, para mim só chega no sábado, ainda assim, permitam-me duas sugestões musicais: uma para celebrar; outra para recordar...
Seguramente, os U2 são o mais conceituado grupo musical dos últimos 30 anos! Já Paul Hewson é um excelente cantor, um enorme compositor e um activista dos direitos humanos como poucos...
but my hand was made strong
* Que, aliás, faz anos no mesmo dia do JP (outro "tresloucado" fã dos U2), a quem endereço os parabéns atrasados pelas 31 primaveras!
quinta-feira, maio 10, 2007
Farfur.
quarta-feira, maio 09, 2007
Os militares...
terça-feira, maio 08, 2007
A vez dos andrades!
Aqui está a resposta dos andrades à petição dos lagartos... Duelo virtual ao rubro!
Cortejo.
O xô NB (a quem a idade e a paternidade têm tornado deveras sudosista), lembrou-me da "Queima das Fitas" de Coimbra e do seu emblemático "Cortejo dos Quartanistas".
Já lá vão uns anos, mas é sempre bom recordar as maravilhosas noites do parque; as serenatas e o gupo de fados; a forma única como a cidade se unia à volta da festa estudantil; a "Cabra" e a "Porta Férrea"; o negro das capas e o colorido das fitas; os convívios; a alegria dos que se iniciavam e a tristeza de quem já via aproximar-se o fim da vida estudantil; o "Pratas" e o "Pinto"; a música sob o olhar atento do Mondego...
Boa Queima e um Cortejo "molhado"!
Nicolas Sarkozy
Nicolas Sarkozy define-se como um modernizador e defende uma ruptura com a tradicional elite do poder Francês.Como ministro do Interior e líder do partido no Governo UMP, de centro-direita, Sarkozy dividiu opiniões em França por, entre outras coisas, adoptar uma política mais dura em relação à imigração.Numa das suas polémicas declarações, descreveu jovens delinqüentes dos subúrbios de Paris como racaille, ou "ralé".O comentário - feito antes dos choques nos subúrbios, em 2005 - incentivou alguns críticos a colocar Sarkozy na mesma categoria do líder de extrema-direita Jean-Marie Le Pen, também candidato à Presidência.Enquanto ministro, Sarkozy, de 52 anos, aprovou medidas para enfrentar a imigração ilegal, incluindo deportações, e para integrar imigrantes mais qualificados à sociedade francesa.Também defendeu a discriminação “positiva” para ajudar a reduzir o desemprego entre os jovens. Na opinião de um de seus biógrafos, Nicolas Domenach, uma de suas principais influências políticas não é francesa, mas britânica.
Filho de um imigrante húngaro e uma francesa de origem greco-judaica, Sarkozy foi baptizado segundo a fé da Igreja Católica Romana e cresceu em Paris. Casou-se duas vezes e tem três filhos.Com um percurso diferente daquele que tem sido o da maioria da classe dominante em França,não freqüentou a École Nationale d'Administration, mas cursou Direito.
Sarkozy foi Presidente da Câmara de um rico subúrbio de Paris, Neuilly, de 1983 a 2002, e então foi escolhido ministro do Interior.
Ocupou ainda a pasta das Finanças por um breve período, em 2004."É hiperativo, ambicioso, viciado em trabalho, nunca descansa", disse Anita Hausser, que escreveu uma biografia dele e é editora política do canal francês LCI.
Inicialmente, Sarkozy foi um protegido do presidente Chirac.No entanto, os dois cortaram relações de forma drástica, quando Sarkozy apoiou um adversário de Chirac nas eleições presidenciais de 1995.
Oficialmente, Chirac apoiou Sarkozy nestas eleições.O candidato, que foi contra a guerra no Iraque como Chirac, já mostrou também ter fortes tendências protecionistas, destinando fundos estatais a uma companhia francesa com problemas financeiros, a Alstom
segunda-feira, maio 07, 2007
Lagarto é assim...
O IKEA que se cuide... ;)
Abreijos!
Boa semana!
Se o primeiro me transmite alguma esperança e credibilidade, o xô Jardim é um caso perdido... Populista, exagerado e boçal! Confesso que já lhe achei piada. Creio até que, a certa altura, já todos nós lhe achámos alguma piada. Hoje, é uma figura patética e deprimente! Utiliza discursos separatistas e um tom ameaçador! O "povo" da Madeira deu-lhe mais uma estrondosa vitória! A oposição socialista ficou boquiaberta e afirma que "só é derrotado quem deixa de lutar" (está bem, está...) e o líder do PSD tenta desesperadamente utilizar esta vitória para retirar proveitos politicos, asseverando que "é uma derrota de José Sócrates" (pois, é um facto! Tal como não é uma vitória de Marques Mendes...)
sexta-feira, maio 04, 2007
Um sorrisinho a propósito da Páscoa...
Retirado do blogue www.olhequenao.blogspot.com/
quinta-feira, maio 03, 2007
Já não sei se devo rir ou chorar...
Milan - 3 Manchester - 0
Na foto, o melhor jogador do mundo da actualidade... o brasileiro Káká.
[Sei que acham que embirro com o Cristiano Ronaldo, mas não é verdade! Apenas acho que exageram a sua qualidade...]
Esta semana foi repleta de revezes para aqueles que muitos consideram os maiores símbolos (Apre!) portugueses da actualidade: C. Ronaldo e J. Mourinho!
Primeiro, foi a confusão em que ambos se envolveram, com a troca de piropos tão desnecessários quanto ridículos...
De seguida, Mourinho perde de uma assentada o Campeonato de Inglaterra e a Liga dos Campeões; Cr. Ronaldo perde na Liga dos Campeões e vê o próprio Alex Ferguson dizer que estava desapontado e que esperava muito mais do avançado português (e agora vê lá se não amuas, que o senhor tem razão, pá!) No jogo da Liga dos Campeões, Káká mostrou o que falta a Ronaldo: maturidade e competitividade!
O que me irrita em Mourinho e Ronaldo é o provincianismo atávico que exibem!
Se a Mourinho a arrogância ficava bem quando ganhava, vai custar-lhe muitos amargos de boca quando perder. Talvez um dia perceba que não é necessário ser-se soez para se ser respeitado... Ele que ponha os olhos em Ferguson, Eriksson ou Trapatoni!
Ronaldo é o exemplo do verdadeiro jogador da bola: é um bronco! Tece desmesurados elogios a si próprio que chega a perder a noção do ridículo! Depois, acontece disto: surge uma equipa como o Milan (que por acaso até tem para lá um tipo como o Káká) e pimba... para o ano há mais!
quarta-feira, maio 02, 2007
Voleibol!